A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore - O fim A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore - O fim

Ler é Bom, Vai | A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore – O fim

A grande saga do Gótico Americano chega ao fim. A batalha entre a luz e as trevas, e todos vão participar. “O fim” foi publicado originalmente em The Saga of the Swamp Thing #50, em julho de 1986, com roteiro de Alan Moore e arte de Stephen Bissette, John Totleben e Rich Veicht.

Como terminou em “O conjuro“, os heróis estão divididos em duas frentes. O Monstro do Pântano, junto do Desafiador, estão no Inferno, aguardando a escuridão primordial. Na Terra estão reunidos John Constantine, Mento, Zatara, Zatanna, Barão Inverno e Sargon. Eles fazem um círculo, para mandar seu poder para o Inferno.

Etrigan e a cavalaria dos Rimadores chegam para iniciar o combate. Etrigan é o primeiro absorvido pela escuridão. Ela o pergunta o que é, e ele responde “o mal“. Desagradada da resposta, ela o expele, bastante machucado.

O Senhor Destino chega em seguida. Ele é outro absorvido pela escuridão, que o pergunta “o que é o mal“. Ela também não gosta de sua resposta, e o libera. Na Terra, uma onda de choque atinge aos feiticeiros, e Sargon é queimado por essa energia.

O Vingador Fantasma chega com um exército de anjos,e também o Espectro. Ele vai em direção a escuridão, que o pergunta para que serve o mal. Ela também não gosta da resposta dele e o expele, machucado. Todos perdem as esperanças então, porque o Espectro era o mais poderoso entre os seus. Na Terra, Zatanna vai ser queimada, mas seu pai Zatara toma seu lugar e morre.

O Monstro do Pântano decide entrar na escuridão. Tudo que ele tem são dúvidas, principalmente depois de seu encontro com o Parlamento das Árvores. Ele não sabe o que é o mal. Antes, havia dividido suas dúvidas com o Desafiador:

“É o mal… inevitável? Vi seres humanos, tanto atormentadores como atormentados… Presos a um deplorável círculo… De dor e retaliação. Vi sexo contra sexo… raça contra raça… geração contra geração… perdidos em um labirinto… de morte… de culpa… de tiros.”

A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore - O fim
Capa comemorativa da edição 50!

O legado do O fim

A trigésima edição do Monstro do Pântano escrita por Alan Moore, que ele usa tudo que apresentou até agora para passar sua mensagem definitiva. Aqui podemos considerar o verdadeiro final para uma ideia original que ele tinha. É tanto um fim que tanto Stephen Bissette quanto John Totleben, os dois desenhistas que estão desde o início de sua passagem, saem depois dessa edição.

História que começou com “A lição de anatomia“, depois “Outro mundo verde“, para narrar a verdadeira identidade do Monstro do Pântano. Etrigan apareceu em uma trilogia iniciada em “O sono da razão“. A “Descida entre os mortos” empregada por Alec para salvar Abigail o apresentou a diversos personagens do submundo, como Desafiados, o Vingador Fantasma e o Espectro. “Abandonadas casas” apresentou Alex Olsen e Caim e Abel.

A saga do Gótico Americano começou em “Padrões de crescimento“, com a aparição de John Constantine. “Águas paradas“, “A maldição“, “Mudança sulista“, “E o vento trouxe“, “Bichos-papões” e “Dança dos fantasmas” mostraram as viagens do Monstro do Pântano pelos Estados Unidos, onde ele encarou o pior do ser humano, as trevas da própria América.

Por fim “Revoada dos corvos” e o Conjuro mostraram a batalha contra a Brujeria e a escuridão primordial.

Depois desta batalha, o Monstro do Pântano vai entrar em uma viagem completamente nova.

Próxima edição: Em casa

Guia de Leitura