A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore - Abandonadas Casas A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore - Abandonadas Casas

Ler é Bom, Vai | A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore – Abandonadas Casas

Um tapa buraco que revela o principal segredo da história até então. Isso é “Abandonadas casas” (The Swamp Thing Saga #33, fevereiro de 1985), escrita por Alan Moore e desenhada por Ron Randall. É uma pequena parte da história, que é completada pela reapresentação de “O Monstro do Pântano“, escrita por Len Wein e desenhada por Bernie Wrightson. É uma edição para dar tempo para os artistas prepararem a importante próxima edição da Saga do Monstro do Pântano.

Abigail Cable dorme. Depois de ressuscitar em “Descida entre os mortos“, ela sonha com o que perdeu, com seu marido, Matthew Cable em coma. Ela sonha com dois homens, irmãos, e duas casas. Ela sonha com Caim e a Casa dos Mistérios, e Abel e a Mansão dos Segredos.

É na Mansão dos Segredos que Abel conta a ela uma historieta. No caso, O Monstro do Pântano, o conto que criou o personagem nos quadrinhos da DC Comics. Já tínhamos visto a origem do personagem em “O Enterro“, mas agora, apesar da história ser a mesma, é também completamente diferente.E Abby percebe o terrível segredo: o Alec Holland não é o primeiro Monstro do Pântano. Antes dele houve Alex Olsen. E talvez muitos outros.

A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore - Abandonadas Casas
A própria capa é uma versão da capa original da House of Secrets

O legado de “Abandonadas casas”

Alan Moore resgata dois personagens clássicos dos quadrinhos da DC Comics. Casa dos Segredos e Mansão dos Mistérios eram duas antologias de terror que a editora publicava. Os dois funcionavam como anfitriões, contando os contos de terror. Foi em uma dessas antologias, em The House of Secrets #92 (junho-julho de 1972) que o personagem foi criado, no conto reapresentado nesta edição.

Esses dois se tornariam coadjuvantes importantes em Sandman, de Neil Gaiman, usando até mesmo como parte da história coisas que foram apenas mencionadas, como o fato de Caim alimentar gárgulas. Esse seria um dos muitos pontos que Gaiman reaproveitaria do Monstro do Pântano.

Seria fácil essa história ser apenas um tapa buraco, reapresentando a origem do personagem, alterada desde então em “A lição de anatomia“. Essa brincadeira do autor com a origem, ressignificando, foi realizada outras vezes por ele. Seja no Marvelmen, no Capitão Britânia ou outros, pegar a origem e mudar um pequeno detalhe, desconstruindo o herói, foi uma das características que se tornou parte do estilo de Moore.

Desta vez, porém,ele resolve inserir um elemento fundamental para que entendamos o novo papel do personagem. Desde Empantanado descobrimos que o Monstro do Pântano está ligado ao “Verde”, a essência da natureza. Em sua luta contra Arcane em “Balé de enxofre“, este revelou que ele está usando um tipo de força elemental.

Abel revela o segredo: o Monstro do Pântano não é o primeiro de sua espécie. Em tempos de dificuldade, a Terra cria um paladino para protegê-la. Alec foi o escolhido para ser o defensor desta vez. Tempos terríveis se aproximam.

Guia de leitura