A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore - Balé de Enxofre A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore - Balé de Enxofre

Ler é Bom, Vai | A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore – Balé de Enxofre

Mais uma saga que chega em seu capítulo final. O duelo que era esperado desde o início, entre Anton Arcane e o Monstro do Pântano, acontece em “Balé de Enxofre” (The Saga of the Swamp Thing #31, dezembro de 1984), escrita por Alan Moore e desenhada por Rick Veitch e John Totleben. A Saga do Monstro do Pântano chega a mais uma inesperada resolução.

Abigail Cable está morta. Arcane, como foi explicado primeiro “Amor e Morte” e depois “Auréola de Moscas“, usa o corpo e os poderes de Mathew Cable para alterar a realidade e tornar tudo um inferno. Um desolado Monstro procura protege-la de tudo, sem aceitar a morte de sua amiga. No mundo, saindo da Louisiana, novos servos do mal se alastram, preparados para o juízo final, a mando de Arcane. O próprio rosto de Matt começa a ficar deformado, com metade imitando a face o seu atual ocupante.

Alan Moore brinca um pouco com o leitor antes de dar o confronto final, no pântano, é claro. Que é bastante anticlimático, por sinal. Quando eles se enfrentam, o Arcane não tem a menor chance contra o Monstro do Pântano. Ele detecta a presença de uma força elemental junto de seu adversário, ao que o Alec afirma “esse é nosso primeiro encontro”. Claro que ele se refere as mudanças que sofreu desde “A lição de anatomia“.

Como em outros fins de sagas, algumas tramas são resolvidas, outras se abrem. Abby está morta. E agora?

O legado de “Balé de enxofre”

Semelhante a Auréola de Moscas, essa edição trabalha mais com a criação do clima. Fica claro que o objetivo de Alan Moore é fazer o leitor sentir o que está acontecendo com o resto do mundo. Os servos das trevas ameaçando as pessoas normais.

A participação rápida do Monitor e da Precursora, de novo de seu satélite, apenas observando os acontecimentos. Algo como o Vigia no Universo Marvel.

A impressão que fica é que a luta entre o Monstro e Arcane é fácil para mostrar como o personagem evoluiu. Ele não é só mais um monstro forte e só. Agora ele é um com a natureza. É um ser muito mais poderoso, ainda que longe do que vai se tornar no decorrer da Saga do Monstro do Pântano. Alan Moore reforça isso, faz ele quase “brincar” com um poderoso inimigo do passado para mostrar que agora o personagem está em uma outra liga.

O Monstro do Pântano enterrou o que era em “O Enterro“. Agora ele possui desafios muito maiores. A começar pela próxima edição.

Essa é a primeira edição que, sem o selo do Comics Code Authority, inseriu na capa a inscrição Sophisticated Suspense, suspense sofisticado. Seria uma das marcas da série.

Próxima edição: Descida entre os Mortos

Guia de Leitura