Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore - Auréola de Moscas Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore - Auréola de Moscas

Ler é Bom, Vai | A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore – Auréola de Moscas

Alan Moore traz para a A Saga do Monstro do Pântano um de seus inimigos mais clássicos, o criador de monstros Anton Arcane. “Auréola de moscas” (The Saga of the Swamp Thing #30, novembro de 1984) possui lápis de Stephen Bissette e arte-final do lendário Alfredo Alcala.

Arcane está de volta, como descobrimos em “Amor e morte“, e agora no corpo de Matthew Cable. Isso quer dizer que ele consegue tornar sonhos realidade, se tornando ainda mais poderoso do que era anteriormente. E ele capturou Abigail, esposa de Matt e amiga do Monstro do Pântano.

Essa edição serve mais para criar clima do que qualquer outra coisa. Acompanhamos acontecimentos aterradores pelos Estados Unidos, graças a influência maligna de Arcane. Pensamentos malignos, animais se descontrolando, os presos no Asilo Arkhan ficam desesperados. O Monitor e a Precursora, em seu satélite de observação, detectam as ondas sobrenaturais se espalhando.

Arcane também conta para Abby que desde a sua morte em “Pontas Soltas, foi o responsável por diversos eventos, entre eles o Rei Macaco em “O sono da razão…“. Ele lança o desafio para o Monstro do Pântano, que só aparece no final da edição.

O legado de “Auréola de moscas”

Como essa edição é mais para criar clima e mostrar os efeitos do retorno de Arcane no mundo, seu principal diferencial é mostrar outros personagens do universo DC Comics. Nessa época ainda não existia o selo Vertigo, então a Saga do Monstro do Pântano era considerada parte do universo regular, como sabemos desde a aparição da Liga da Justiça em “Raízes“.

Junto com Jason Woodrue, vilão do primeiro arco da Saga do Monstro do Pântano, aparecem outros personagens do Asilo Arkhan, da cidade de Gotham. O Coringa é o único que aparece, em uma imagem bastante perturbadora.

A saga clássica Crise nas Infinitas Terras também é citada. Como a maxissérie começou em abril de 1985, essa foi uma das palhinhas que apareceram pelas revistas da editora antes. Mais para frente aconteceria um tie in com a saga durante a saga, que seria determinante para a Saga do Monstro do Pântano.

Também é a última edição que o selo do Comics Code Authority aparece na capa da revista.

Próxima edição: Balé de Enxofre

Guia de Leitura