A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore - O Conjuro A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore - O Conjuro

Ler é Bom, Vai | A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore – O Conjuro

O pássaro viaja com a pérola no bico, e ele vai trazer a escuridão original. Nada pode impedi-lo. Ainda assim, cabe ao Monstro do Pântano e a John Constantine tentar. “O conjuro” foi publicado originalmente em The Saga of the Swamp Thing #49, em junho de 1986. O roteiro é de Alan Moore, com arte de Stan Woch e Alfredo Alcala.

Judith foi transformada pela Brujeria em um pássaro, em “Revoada de corvos“, e carrega uma pérola que pode despertar a escuridão primordial. Ela fugiu, e nada pode ser feito para detê-la. Então, depois do Monstro do Pântano facilmente dizimar os cultistas, é preciso por em prática o plano para impedir que a criação seja destruída. Felizmente Constantine já pensou em tudo.

O Monstro do Pântano vai atrás de seus amigos do mundo sobrenatural, que o ajudaram quando ele salvou Abigail em “Descida entre os mortos“: o Desafiador, o Vingador Fantasma, Etrigan e o Espectro. Para a surpresa deles, especialmente a do Vingador, o Espectro podia ter impedido o pássaro de entregar sua mensagem, mas preferiu deixar passar, para enfrentar um oponente digno.

John Constantine, por outro lado, fica na Terra e busca apoio dos principais místicos, para fazer a defesa. Barão Inverno, Sargon, Zatanna e Zatara. Por fim, encontra Steve Dayton, o Mento da Patrulha do Destino, como uma importante parte de seu plano. Eles se reúnem na mansão de Inverno, com o Doutor Oculto como penetra.

“O pássaro segue voando. O sabor da pérola no seu bico é indizível”.

O legado de “O conjuro”

Penúltima parte de uma da saga mais duradoura de toda a fase do Monstro do Pântano com o Alan Moore a frente, “O conjuro” é consequência direta de “Revoada dos corvos“. Diversos elementos, presentes desde o início de sua fase, vão retornar para esse momento, enquanto alguns outros vão ser apresentados.

Enquanto Etrigan foi apresentado em “O sono da razão“, temos vislumbres também de Caim e Abel de “Abandonadas casas“. Os outros personagens do pós vida da DC foram apresentados na já mencionada “Descida entre os mortos”. Mento apareceu antes em “Bicho-papões

Constantine se encontra com alguns personagens que são antigos no Universo DC Comics, mas já haviam caído em esquecimento. Resgate semelhante ao feito anteriormente no Vingador Fantasma, Etrigan e no Espectro. Barão Inverno surgiu em uma HQ chamada Nightforce, um personagem recente – para a época – de 1982. Sargon e Zatara eram personagens da Era de Ouro dos quadrinhos (período que durou até 1954), dois magos que se disfarçavam como mágicos de palco. Zatanna, filha de Zatara, foi criada na Era de Prata, em meados dos anos 1960.

O Doutor Oculto é uma estrela a parte. Criado em 1935, é o mais antigo personagem da DC Comics ainda usado. Alan Moore cavocou fundo para encontrar esse aqui. Ele foi criado por Jerry Siegel e Joe Schuster, a dupla que criou o Superman.

Próxima edição: O fim

Guia de leitura