Hellboy - Paragens Exóticas Hellboy - Paragens Exóticas

Ler É Bom, Vai | Hellboy – Paragens Exóticas

A jornada terrena de Hellboy segue nas duas minisséries que integram a Hellboy Edição Histórica Volume 7 – Paragens Exóticas. São elas “O terceiro desejo” e “A ilha“, ambas divididos em duas partes, escritas e desenhadas por Mike Mignola (Hellboy – Sementes da Destruição, Hellboy – Despertar do Demônio) e coloridas por Dave Stewart (Gideon Falls Volume 1 – O Celeiro Negro, Black Hammer Volume 1 – Origens Secretas). O personagem é publicado pela Mythos Editora no Brasil, e pela Dark Horse Comics nos Estados Unidos.

Dando sequência aos eventos de O verme vencedor, onde o Hellboy abandonou o BPDP (Bureau de Proteção e Defesa contra o Paranormal), Mike Mignola leva sua criação a Africa em “O terceiro desejo”. Ali ele vai acabar novamente sendo perseguido por um destino que não conhece bem. Três sereias, netas da bruxa do mar Bog Roosh, vão trazer o demônio para o mar para tentar matá-lo.

Essa minissérie também apresenta um personagem que vai aparecer em outras, o bruxo africano Mohlomi, que vai contar lendas africanas para Hellboy. Como Mike Mignola é um grande fã de folclore e sempre procura incluir em suas histórias, aqui foi uma chance de trazer mais conteúdo para as histórias do personagem.

A “ilha”, também em duas edições, funciona como um prelúdio para algo maior, no caso, o arco da morte do Hellboy. Depois de escapar do mar e reencontrar a Hécade, Hellboy vai até um castelo onde confronta um homem morto há muito. Este homem conta para ele a história perdida do mundo, como as coisas foram criadas, inclusive os Ogdru Jahad e os Ogdru Hem.

Também descobrimos a verdadeira origem da Mão Direita da Perdição, de onde veio e porque é tão importante para o destino do mundo.

Essa história, e o epílogo que foi publicado posteriormente – mas está presente na Edição Histórica – são fundamentais para preparar o terreno para as próximas histórias do personagem. Inclusive é possível pular deste volume para o encadernado A Morte de Hellboy, sem precisar passar pelas outras edições históricas. Aqui aparecem personagens passados, como Mohlomi, Hécate, Baba Yaga e o Gruagach – aquele duende que aparece em O Cadáver (aqui publicado na Edição Histórica 3 – O Caixão Acorrentado) – e outros. Todas aquelas peças agora estão se encaixando, para dar um fim digno ao personagem.