Hellboy O Caixão Acorrentado Mike Mignola Hellboy O Caixão Acorrentado Mike Mignola

Ler é Bom, Vai | Hellboy – O Caixão Acorrentado

Seguindo com a coleção Hellboy Edição Histórica da Mythos Editora, o Volume 3 – O Caixão Acorrentado é um pouco diferente do Volume 1 e do Volume 2. Enquanto os anteriores contém histórias longas, esse reúne diversas histórias curtas, escritas e desenhadas pelo Mike Mignola e publicadas pela Dark Horse Comics em diversas revistas.

Uma das coisas mais legais de Hellboy é o fato do Mike Mignola, criador do personagem, estudar e usar diferentes folclores para enriquecer o universo das histórias. Como em “O Cadáver“, onde as fadas da região roubaram a criança e colocar no lugar um “substituto”, um duende que imita o bebê.

Poucas das histórias aqui são importantes para a cronologia do personagem. Em “Baba Yaga” vemos o primeiro confronto de Hellboy com a bruxa, que vem no folclore russo. “O Caixão Acorrentado” mostra o personagem investigando suas origens e sonha com sua mãe e seu nascimento.

Os dois contos principais, e mais longos, são “Lobos de São Agostinho” e “Quase um Deus“. O primeiro se passa na Transilvânia, e Hellboy enfrenta uma família nobre de lobisomens.  No segundo, sequência de Despertar do Demônio,  o BPDP segue perseguindo o homúnculo  que feriu Liz Sherman.

Apesar de não ser tão fundamental para a cronologia como os outros, O Caixão Acorrentado reúne histórias divertidas e apresenta personagens interessantes do universo de Hellboy. E é sempre bom ver a arte do Mike Mignola.