Gideon Falls Volume 1 - O Celeiro Negro Gideon Falls Volume 1 - O Celeiro Negro

Ler é Bom, Vai | Gideon Falls Volume 1 – O Celeiro Negro

Uma das melhores séries da atualidade. Isso pode ser dito com segurança de Gideon Falls, obra de Jeff Lemire e Andrea Sorrentino, com cores de Dave Stewart. Uma cidade no interior americano onde coisas muito estranhas acontecem. Um exemplo é o Celeiro Negro, que dá título ao Volume 1, lançado pela Editora Mino e que reúne as edições 1-6 da revista americana, publicada pela Image Comics.

Jeff Lemire (Gavião Arqueiro, Black Hammer – Volume 1) e Andrea Sorrentino (Old Man Logan, X-Men) trabalharam juntos no Arqueiro Verde e refizeram a parceria para trabalhar em Gideon Falls. É um quadrinho próprio e inovador, que combina terror e mistério. É complicado avaliar uma obra tão cedo, mas promete ser um clássico moderno.

Gideon Falls venceu este ano o Eisner – prêmio mais importante dos quadrinhos – de Melhor Nova Série.

 

Gideon Falls começa com um homem de máscara catando lixo. Ele sai catando por uma cidade grande diversos objetos que ele busca pela cidade. Coisas como pregos, madeiras. Seu nome é Norton e ele sofre de distúrbios mentais, mas vamos descobrir isso apenas mais para frente.

O padre Wilfred chega a pequena cidade de Gideon Falls, para substituir o padre anterior, Tom, morto recentemente. O problema é que ninguém comenta como Tom morreu, e as pessoas são um pouco estranhas. O próprio padre guarda segredos, como o porquê dele ser chamado para essa pequena congregação.

Descobrimos que Norton está se tratando com dra. Xu, mas parece estar regredindo em suas obsessões. Ainda assim não quer ser internado de novo, mesmo com sua fixação por lixo. Ele cataloga e procura um tipo específicode lixo, que sai catando pela cidade.

Em sua primeira noite, Padre “Fred” é acordado por seu antecessor, Tom, que o chama para correr em um milharal. Lá ele vê o Celeiro Negro. E um cadáver.

E isso é só a primeira edição. Nas seguintes, Jeff Lemire segue trabalhando nessa trama, apresentando mais e mais mistérios.

Gideon Falls possui uma arte bastante diferente, porém belíssima. A narrativa gráfica que Andrea Sorrentino faz é algo notável, com construções diferentes e que passam a estranheza necessária. As cores, que são de Dave Stewart (Hellboy – O Despertar do Demônio, Black Hammer – Volume 2), ajudam a tornar a série ainda mais sensacional.

Gideon Falls promete muito. O Volume 1 – O Celeiro Negro dá as primeiras pinceladas sobre os mistérios que cercam essa pequena cidade, seus habitantes e esse misterioso celeiro. Só nos resta esperar e acompanhar avidamente.