A Editora Panini Comics publicou no Brasil, recentemente, toda a fase do Gavião Arqueiro da Totalmente Nova e Diferente Marvel. Essa fase contou com roteiro de Jeff Lemire (O Soldador Subaquático, Condado de Essex) e arte de Ramon Pérez (Conto de Areia). Foi uma série bem auto-contida, com pouca participação nos eventos da editora.
A história tem como trama principal a dupla de Gaviões Arqueiros, Clint Barton e Kate Bishop, precisando salvar três crianças super-poderosas da Hidra. O problema é que Kate não acredita que elas estarão seguras nas mãos da SHIELD, e teme que a agência vai usá-las como arma.
A partir disso a trama tem um desdobramento no futuro, em que os Gaviões não salvaram as crianças. Kate é agora a Gaviã Arqueira principal e Clint está aposentado, e eles não se falam há anos.
Junto dessa trama, Lemire também conta uma parte da infância deles, quando e porque decidiram que poderiam se tornar o Gavião (ou Gaviã) Arqueiro. Clint morava com seu irmão em um circo e conhece o Espadachim, que também trabalha no circo e que o ensina a usar o arco. Kate é uma menina rica que passa a maior parte do tempo em colégios internos e idolatra seu pai, mesmo ele sendo ausente. A história trata como eles descobrem a verdade sobre as pessoas que admiram, e como lidam com isso.
Sim, o Lemire fez algo parecido no Soldados Subaquático, falando sobre como idolatramos nossos pais na infância, e depois percebemos seus erros quando crescemos. Por motivos diferentes, Clint e Kate idolatram as figuras paternas, e depois descobrem que ambos tem pés de barro.
A arte de Pérez é sensacional. Ele usa diferentes traços e estilos para mostrar os diferentes tempos que acontecem na trama, tornando fácil o leitor se localizar. Isso torna as mudanças mais fluídas, sem necessidade de recordatórios.
Recomendo essa Gavião Arqueiro para todos que gostam de quadrinhos, mesmo os que não tem tanto interesse em super-heróis. Lemire é um dos mais reverenciados escritores do momento, e esse quadrinho mostra o porquê. São onze edições (aqui no Brasil, dois encadernados de capa cartão) cheias de diversão e emoção.