Gavião Arqueiro Gavião Arqueiro

Gavião Arqueiro, de Jeff Lemire e Ramon Pérez

A Editora Panini Comics publicou no Brasil, recentemente, toda a fase do Gavião Arqueiro da Totalmente Nova e Diferente Marvel. Essa fase contou com roteiro de Jeff Lemire (O Soldador Subaquático, Condado de Essex) e arte de Ramon Pérez (Conto de Areia). Foi uma série bem auto-contida, com pouca participação nos eventos da editora.

A história tem como trama principal a dupla de Gaviões Arqueiros, Clint Barton e Kate Bishop, precisando salvar três crianças super-poderosas da Hidra. O problema é que Kate não acredita que elas estarão seguras nas mãos da SHIELD, e teme que a agência vai usá-las como arma.

Kate e Clint do futuro

A partir disso a trama tem um desdobramento no futuro, em que os Gaviões não salvaram as crianças. Kate é agora a Gaviã Arqueira principal e Clint está aposentado, e eles não se falam há anos.

Junto dessa trama, Lemire também conta uma parte da infância deles, quando e porque decidiram que poderiam se tornar o Gavião (ou Gaviã) Arqueiro. Clint morava com seu irmão em um circo e conhece o Espadachim, que também trabalha no circo e que o ensina a usar o arco. Kate é uma menina rica que passa a maior parte do tempo em colégios internos e idolatra seu pai, mesmo ele sendo ausente. A história trata como eles descobrem a verdade sobre as pessoas que admiram, e como lidam com isso.

Um traço mais cartunesco, para a trama do presente

Sim, o Lemire fez algo parecido no Soldados Subaquático, falando sobre como idolatramos nossos pais na infância, e depois percebemos seus erros quando crescemos. Por motivos diferentes, Clint e Kate idolatram as figuras paternas, e depois descobrem que ambos tem pés de barro.

A arte de Pérez é sensacional. Ele usa diferentes traços e estilos para mostrar os diferentes tempos que acontecem na trama, tornando fácil o leitor se localizar. Isso torna as mudanças mais fluídas, sem necessidade de recordatórios.

A trama fluindo entre presente e passado, na linda arte de Pérez

Recomendo essa Gavião Arqueiro para todos que gostam de quadrinhos, mesmo os que não tem tanto interesse em super-heróis. Lemire é um dos mais reverenciados escritores do momento, e esse quadrinho mostra o porquê. São onze edições (aqui no Brasil, dois encadernados de capa cartão) cheias de diversão e emoção.