Hellboy Máscaras e Monstros Hellboy Máscaras e Monstros

Ler é Bom, Vai | Hellboy – Máscaras e Monstros

A saga do Hellboy faz uma pausa em Hellboy Edição Histórica volume 5: Máscaras e Monstros. Mike Mignola recebe o escritor convidado James Robinson (Starman, Sociedade da Justiça – A Era de Ouro) para ambos fazerem um crossover entre HB e o Batman e o Starman. Depois Mignola volta a escrever e com o desenho de Scott Benefiel para um crossover com a personagem Ghost, da Dark Horse.

Batman/Hellboy/Starman

Não é feita nenhuma explicação de união de mundos ou crossover dimensional nessa reunião. Robinson e Mignola estabelecem que o mundo dos três personagens é o mesmo. Minissérie de duas partes, a primeira focada no Batman com o Hellboy, a segundo no Starman com o personagem.

Gotham City e o Batman persegue o Coringa, que parece fugir. Depois, como Bruce Wayne ele se encontra com Ted Knight, antigo Starman, em uma convenção sobre energias alternativas. Ela é atacada por nazistas que usam magias e capturam Ted. Batman e Hellboy começam a investigar. Na segunda parte o Starman Jack Knight – filho de Ted – se reúne nas buscas de seu pai, que está preso na Floresta Amazônica.

Sim, Robinson e Mignola abusam dos clichês nessa história, mas nem por isso ela fica ruim. É bem uma aventura do Hellboy, com nazistas, magia, horrores lovecraftianos. A presença de Batman e Starman parecem quase uma intrusão. Ainda assim, é bom poder ver esses personagens com o traço do Mike. E apesar de nada de mais, é uma história divertida.

Ghost / Hellboy

Esse foi um crossover interno na Dark Horse em duas partes, com Hellboy e o BPDP (Bureau de Pesquisa e Defesa Paranormal) caçando a Ghost na cidade de Arcádia. Ela é levada por uma força sobrenatural, chamada Paz, a caçar o vermelhão.

A história não é muito boa, mas é divertida, segue o clássico clichê dos super-heróis que lutam e depois se aliam para enfrentar um perigo maior.

Esse volume, Máscaras e Monstros, foi até agora o mais dispensável de todas as edições históricas. Enquanto Sementes da Destruição, O Despertar do Demônio, O Caixão Acorrentado e A Mão Direita da Perdição ofereciam histórias interessantes sobre a origem e a saga de Hellboy, esse volume tem crossovers pouco inspirados e que não agregam muito a história.