Luiza Sales Podsim Luiza Sales Podsim

Entrevista | Luiza Sales, diretora de produção da Podsim, fala sobre o mundo dos podcasts e Semana PodSim!

Luiza Sales, diretora de produção da Podsim

A Podsim, única produtora de podcasts brasileira formada exclusivamente por mulheres, nasceu em 2019 no Rio de Janeiro. A produtora atua oferecendo serviços de identidade sonora, produção, edição, narração, distribuição, captação de áudio, roteiro e métricas.

Além disso a Podsim, em parceria com o Oi Futuro, irá realizar a Semana Podsim evento online e gratuito que acontecerá entre os dias 23 e 25 de março. O evento será transmitido pelo canal do YouTube da produtora. A programação conta com oficinas, palestras, shows de artistas independentes e mais! Confira no final da matéria a programação completa da Semana Podsim!

O Poltrona Nerd conversou com Luiza Sales, diretora de produção, sobre a criação da Podsim, o futuro das mulheres como consumidoras e produtoras de podcasts, cultura nerd e música. Confira abaixo nossa entrevista!

Poltrona Nerd: De onde surgiu a ideia de criar a Podsim? Você já era consumidora de podcasts?

Luiza Sales: A Podsim surgiu durante um programa de mentoria para mulheres no áudio, que se chamou Arte Sônica Amplificada e aconteceu na Oi Futuro no Rio de Janeiro em parceria com o British Council. Então durante esse programa de mentoria, a Podsim se formou por uma afinidade das mulheres que trabalhavam com áudio e queriam trabalhar mais especificamente com podcast, então se formou um grupo de oito mulheres durante essa mentoria que a gente participou. Dentro do grupo já tinha pessoas que trabalhavam com podcast por exemplo a Ana Gabriela Nascimento do podcast Ventre Nós e a Julie Sousa do podcast Bora Marcar, elas já faziam parte desse mundo do podcast. A minha experiência especifica era mais na área da música e eu entrei e conheci o mundo do podcast à partir desse contato com essas meninas e a criação da Podsim. Então, a gente surgiu nesse contexto.  

Poltrona Nerd: Sabemos que atualmente a quantidade de mulheres produzindo e consumindo podcasts é muito pequena. Para você qual a importância da criação de uma equipe composta apenas por mulheres? 

Luiza Sales: Pra gente, a importância de ter mulheres principalmente trabalhando em uma área técnica do áudio, onde a gente é minoria no mercado de trabalho também, é muito grande essa importância por que a gente tá lutando por equidade, a gente tá lutando por igualdade de gêneros no mercado, e ao mesmo tempo pra mim é muito satisfatório estar perto de mulheres que são excelentes especialistas na área do áudio, excelentes roteiristas, excelentes criadoras. Isso é muito inspirador para nós, por que a gente se sente num espaço de trabalho onde tem motivação, onde tem incentivo, onde tem acolhimento, que é muito importante. Nem sempre em um ambiente de trabalho misto, com homens e mulheres, a gente sente esse acolhimento que é trabalhar só com mulheres, eu sinto essa diferença. E, ao mesmo tempo, eu sinto que são todas muito profissionais, que todo mundo trabalha muito bem. Então eu acho que a importância dessa produtora de podcasts ser formada só por mulheres, se mostra com o resultado do nosso trabalho, a gente produzindo a Semana Podsimm, que vai ser um evento com uma programação maravilhosa, a gente produzindo os podcasts que a gente tá realizando, a gente mostra a qualidade do trabalho das mulheres nessa área e a gente espera abrir mais espaço para que mais mulheres se sintam encorajadas à atuar nessa área do podcast e do áudio como um todo.

Poltrona Nerd: Você acredita que nos próximos anos teremos um avanço nesse cenário e mais mulheres irão consumir e produzir podcasts? 

Luiza Sales: Eu acredito que sim, porque tá existindo uma movimentação no mercado nesse sentido. Nós somos a primeira produtora feita só por mulheres, mas existem outros projetos, coletivos, campanhas e hashtags, tudo isso para incentivar que mais mulheres participem e eu acredito nesse avanço, com certeza!

Poltrona Nerd: Aqui no Poltrona Nerd nós escrevemos muito sobre a cultura nerd e o universo de super-heróis. Você consome essas produções? Se sim, o que pensa sobre a atuação das mulheres nesse gênero? 

Luiza Sales: Eu particularmente consumo uma quantidade média de cultura nerd em algum sentindo, mas não é a coisa que eu mais consumo. Mas fazendo um paralelo com o mercado que eu conheço e que eu atuo, que é o mercado da música, a gente tem na Podsim um podcast feito para mulheres bateristas que é o podcast Hi Hat Girls, que eu acho que ele dialoga um pouco com essa questão da cultura nerd para mulheres e das mulheres na música, que são duas questões que dialogam bastante. Eu acho que são nichos que tem questões muito semelhantes, nessa predominância dos homens, por exemplo esse preconceito de achar que uma mulher não pode tocar bateria, assim como acham que uma mulher não pode ser gamer ou que ela não pode estar interessada nessa cultura nerd. Eu acho que é muito importante as mulheres estarem em todos os espaços onde acham que não é para elas estarem, aí é que é para elas estarem mesmo! Eu acho que tem que ocupar todos os espaços para escolher o que a gente quer ou não, eu acho que essa é a grande questão, se uma mulher tem a possibilidade de vivenciar a cultura nerd, ou de vivenciar o universo de super-heróis, ou de vivenciar ser baterista em uma banda ela pode tudo!

Poltrona Nerd: Vocês produzem algum podcast voltado ao público Nerd ou tem interesse em produzir? 

Luiza Sales: A gente ainda não produz nenhum podcast especifico para o público Nerd, mas a gente com certeza tem interesse! E a gente, inclusive, tá aberta a sugestões e indicações, a gente tá sempre buscando novas conexões porque temos uma central de podcasts feitos por mulheres onde a gente se organiza para fazer divulgações em conjunto, promover eventos em conjuntos, para fortalecer as mulheres que fazem parte dessa rede. A gente também tem um apoio técnico, um suporte técnico pros podcasts que participam da nossa central, então se tiver alguma podcaster lendo essa entrevista, que faz parte do universo nerd, escreve pra gente pra gente começar uma parceria!  

Confira a programação completa da Semana Podsim!

Dia 23 de março

14h – Oficina de Bateria Para Garotas, com Julie Sousa

15h30 – Debate sobre o Corpo Feminino e Saúde da Mulher, com Victoria Castro (Diga Vulva) e Myrella Pontes (Ella Vulva) mediado por Ana Gabriela Nascimento (Podcast Ventre Nós)

17h – Show Meninas do Brasil – Luiza Sales recebe Ilessi e Marina Iris

Dia 24 de março

14h – Oficina de Áudio Criativo com Irla Franco

15h30 – Debate sobre Mídias Periféricas com Ana Claudino, criadora do canal de YouTube Sapatão Amiga, com Renata Aratykyra (Podcast Originárias) e Julie Sousa (Podcast Bora Marcar)

17h – Show Originárias, Renata Aratykyra recebe Daua Puri

Dia 25 de março

14h – Oficina de Consciência Vocal com Carolina Faria

15h30 – Debate sobre o Mercado do Podcast no Brasil, com Kellen Moraes ( Diretora de Estratégia e Inovação da Rádio Novelo), Fábio Silveira (Gerente de Podcasts em Serviços e Produtos Digitais da Globo) mediado por Val Becker (Rádio Graviola)

17h – Show Soul+ – RAIZZA recebe Anderson Primo e Helô Tenório