Um Planeta em seu Giro Veloz Um Planeta em seu Giro Veloz

Ler é Bom, Vai | Um Planeta em seu Giro Veloz, de Madeleine L’Engle

Os dois primeiros livros da série Uma Dobra no Tempo já foram protagonistas aqui no Ler é Bom, Vai! A autora Madeleine L’Engle encontrou sua maneira de viver a vida. A escritora estadunidense faleceu em 2007, mas seu legado permanecerá para sempre na literatura mundial. Dessa forma, quando recebi o terceiro volume da série da HarperCollins Brasil, sabia que teria mais um ótimo exemplar de literatura de qualidade. Uma Dobra no Tempo estreou no cinema esse ano, entretanto, foi apenas o primeiro capítulo de uma série de quatro! E é do terceiro que falarei hoje: Um Planeta em seu Giro Veloz.

Sinopse

“Um unicórnio, um menino e o vento, juntos em uma só velocidade! Quando Charles Wallace Murry grita em desespero a invocação de uma antiga runa para afastar a escuridão, uma criatura radiante aparece. É Gaudior, unicórnio e viajante do tempo. Charles Wallace e Gaudior devem viajar até o passado através dos ventos do tempo e tentar encontrar um Pode-Ter-Sido, um momento do passado em que todos os eventos que se seguiram até o presente podem ser mudados, e o futuro da Terra – esse pequeno planeta em seu giro veloz – pode ser salvo.”

O Livro

Assim como os dois precursores, Um Planeta em seu Giro Veloz traz Meg e Charles Murry como protagonistas. Inesperadamente, nesta história eles já são bem mais crescidos. Meg é casada com Calvin e está grávida. Sua família porém, continua unida e maluca como sempre. Seus irmãos gêmeos mais novos, Sandy e Dennys, estão na faculdade. Enquanto isso, Charles Wallace segue vivendo sua adolescência e sendo o mais inteligente de todos. Calvin está viajando a trabalho, mas para matar a saudade do marido, Meg toma conta da sogra, a Sra. O’Keefe. Tudo ia bem entre eles, até a chegada do jantar de Ação de Graças.

Enquanto matavam a saudade uns dos outros, a notícia de que um ditador está ameaçando a Terra chega. As consequências para o nosso planeta seriam terríveis e por isso, o pai de Meg é chamado para ajudar. Afinal, não é tão fácil ignorar uma ligação vinda do presidente.

Um Planeta em seu Giro Veloz
Divulgação

Logo após o terrível anúncio, mais uma mudança acontece na família. A tão calada Sra. O’Keefe começa a se comportar de maneira estranha. Ela declama um poema aleatório e insiste no fato de que conhece Charles há anos, e passa a chamá-lo de Chuck. A família Murry é obrigada a admitir que o anúncio de ameaça nuclear deve estar relacionado ao pequeno surto da mãe de Calvin. É então que a história começa a se desenvolver.

“Nessa hora sinistra,
Disponho o céu em toda sua força,
E o Sol em sua alvura,
E a neve em sua brancura, 
E o fogo em sua potencia feroz, 
E o relâmpago em sua ira veloz,
E os ventos na velocidade atroz,
E o mar em sua profundez,
E as rochas em sua ingremidez,
E a terra em sua aridez,
Todos disponho eu
Com a graça e o auxilio onipotentes de Deus
Entre mim e as forças das trevas!”

Charles Wallace

O irmão mais novo de Meg é sem dúvida, o grande protagonista de Um Planeta em seu Giro Veloz. Ao sair para pensar em cima da Pedra de Observação, ele se depara com uma nova criatura fantástica. Gaudior é um unicórnio especial, com habilidades que atravessam dimensões temporais. Buscando resolver o problema do presente, o menino embarca em uma aventura no passado. Ele não sabe exatamente onde e nem quando, afinal, não é fácil determinar um momento no tempo.

Através da habilidade de desvelar, Charles se comunica com Meg em casa. Ela observa a jornada do irmão através da mais nova membro da família: Ananda, uma cachorrinha que praticamente assumiu o lugar do falecido Fortinbrás. Gaudior ensina Charles a Adentrar (sim, com letra maiúscula mesmo). Com essa nova habilidade, o menino consegue entrar na mente e no corpo de outras pessoas, além de viajar com elas por suas próprias aventuras. É dessa forma que Charles volta ao momento em que a Sra. O’Keefe conheceu o atual ditador do tempo de Meg, o terrível Mad Dog Branzillo. Enquanto Meg observa de sua cama, o irmão viaja ao tempo de bruxas, índios e muito mais.

Uma Dobra no Tempo
Divulgação

O que achamos de Um Planeta em seu Giro Veloz?

As características que nos fizeram amar os dois primeiros livros estão ali. Para mim, entretanto, o terceiro livro se revelou o mais complexo de todos. Sua trama é mais elaborada e rica do que as outras, o que se tornou prejudicial em alguns momentos. É difícil acompanhar todos os personagens que Charles visita com Gaudior, bem como suas histórias. Até mesmo as ideias criativas de Madeleine L’Engle precisam ser freadas um pouco para fazer sentido. O terceiro capítulo foi o que mais demorou para me prender e confesso que quase o deixei de lado. Felizmente não fiz isso.

Mesmo que tenha sido escrita para crianças, a série Uma Dobra no Tempo ensina lições diferentes dependendo da idade com a qual você a leia. No terceiro livro temos o foco da narrativa desviando de Meg, o que nos dá uma chance maior de conhecer seu irmão mais novo. A autora poderia ter trago Calvin para a trama, pois temos a sensação de que o personagem foi propositalmente ignorado. Espero que no próximo livro ele retorne.

Por fim, o que mais me atraiu no livro foram as referências e descrições científicas. Sendo uma história infantil com diversas menções a Deus, é bonito de ver como é possível termos religião e ciência convivendo pacificamente. Um Planeta em seu Giro Veloz segue o estilo que tanto adoramos e suas particularidades o tornam ainda mais especial. Certamente uma ótima adição para a série.

  • Bom
3
Sending
User Review
0 (0 votes)