Hellboy - O Verme Vencedor Hellboy - O Verme Vencedor

Ler é Bom, Vai | Hellboy – O Verme Vencedor

A Edição Histórica Hellboy volume 6 – O Verme Vencedor, Goon & Hellboy traz uma das mais aclamadas minisséries do personagem: O Verme Vencedor, vencedora do Prêmio Eisner de melhor minissérie. Escrita e desenhada pelo criador do personagem, Mike Mignola, com cores de Dave Stewart, foi publicada originalmente pela Dark Horse Comics, e chega aqui no Brasil pela Mythos Editora.

Aquela salada de referências que só o Mignola consegue fazer segue aqui, cada vez mais forte. Existem cientistas nazistas, que também são ocultistas, cabeças em jarros que seguem vivas e tramando pelas forças do mal, servos macacos super-fortes, criaturas tentaculares, com estilo lovecraftiano, alienígenas… E no meio de tudo isso, o herói da história é nosso demônio preferido, com uma mão de pedra e uma atitude inconfundível.

O BPDP (Bureau de Pesquisa e Defesa contra o Paranormal) convoca Hellboy para viajar para um castelo na Áustria, onde um dos mais inteligentes cientistas nazistas teve seus restos mortais escondidos. Agora uma sonda militar está voltando a Terra, e está voltando para esse castelo. Cabe a Hellboy, Roger, o homunculo, e Laura Larnstein, da polícia austríaca, deterem o que quer que esteja acontecendo.

Claro que o castelo está cheio de tecnologia e experimentos nazistas, inclusive alguns cientistas que usaram de meios improváveis para seguirem vivos. Isso seria uma história típica de Hellboy (se algo assim existisse), mas o castelo tem outros elementos. Lagosta Johnson, herói pulp que sumiu durante a Segunda Guerra, está lá também, ainda lutando a boa luta contra os servos do Terceiro Reinch.

E um outro homem, que acompanha Hellboy desde sua chegada a Terra, em Sementes da Destruição, que estava esperando. Ele está ferido, e fala sobre criaturas extremamente poderosas que vivem no espaço, flutuando e aguardando. Sim, Hellboy já tinha encontrado seres semelhantes aos mitos de Cthulhu, mas essa foi a aparição mais direta até agora.

O Verme Vencedor é uma das melhores obras de Hellboy, e também uma das mais ligadas intimamente a cronologia. Se você não leu a história que começou com Sementes da Destruição, depois O Despertar do Demônio e A Mão Direita da Perdição, você vai ficar bastante perdido. Os contos que acontecem em O Caixão Acorrentado também são mencionados.  Ainda assim, uma obra de muita qualidade.

O encadernado da Mythos também traz mais um crossover, dessa vez do Hellboy com o Goon, desenhado por Eric Powell. Uma obra divertida, mas que empalidece diante de um verdadeiro clássico do demônio que trará a destruição.