Universal Pictures Brasil terá programa de formação de dubladores

Divulgação

Uma novidade simplesmente incrível acaba de ser anunciada pela Universal Pictures Brasil. O estúdio irá oferecer um curso gratuito para dubladores, priorizando a inclusão e a diversidade de profissionais. O projeto será realizado em parceria com a UniDub, estúdio de dublagem profissional, localização e locução.

Com o projeto, a Universal Pictures Brasil busca oferecer oportunidade para atores de grupos pouco representados no mercado e ampliar o acesso à profissão. As inscrições para o curso tiveram início no dia 11 de novembro, e as aulas devem ter início entre janeiro e fevereiro de 2023. O programa é voltado para atores e atrizes negros, LGBTQIA+, indígenas e de outros grupos pouco representados, que já possuam DRT (registro profissional artístico) e queiram trabalhar com dublagem.

“Julgamos importante promover o curso, pois em um país tão diverso como o Brasil, todos os grupos deveriam ter a representatividade que merecem. A  continuidade do projeto que estamos promovendo terá um impacto positivo de médio e longo prazo, já que impulsionam a geração de novos talentos e de forma orgânica teremos melhores escolhas em relação à concordância de voz, raça e gênero, só para mencionar algumas das muitas variáveis que são consideradas na incrível arte da dublagem brasileira”, conclui Hernán Viviano, VP & Diretor Geral da Universal Pictures Brasil.

Foto: Wendel Bezerra é um dos principais dubladores brasileiros da atualidade

Nos últimos anos, o estúdio americano tem investido em projetos que promovem a diversidade. Entre os lançamentos recentes, filmes como Mais que Amigos e Os Caras Malvados foram dublados por atores negros e LGBTQIA+, por exemplo.

Este é o primeiro curso da UniDub em parceria com a Universal Pictures no Brasil e, para participar da seleção, basta preencher o formulário de inscrição que estará disponível via conta da UniDub no Instagram (@unidubstudios). Os talentos selecionados receberão uma ajuda de custo de transporte e alimentação durante o período da formação. Wendel Bezerra, CEO da UniDub e dublador de nomes como Goku e Bob Esponja, revela:

“Essa parceria é um grande passo que impactará na vida de muitas pessoas e colocará a dublagem em um outro patamar social e artístico. A UniDub, com seu renome no setor, e a Universal Pictures, com sua grandeza e pioneirismo, certamente servirão de inspiração para transformar esse mercado”.

Para se inscreverem, os candidatos devem enviar dois “samples” de suas vozes em arquivos separados. Um deles sendo “flat” e outro mais interpretado, autorizando a UniDub e a Universal Pictures (e suas respectivas afiliadas, coligadas e contratadas) a utilizarem suas vozes exclusivamente para assuntos relacionados ao curso.