Bar Doce Lar | Crítica Bar Doce Lar | Crítica

Bar Doce Lar | Crítica

Divulgação/Amazon

Bar Doce Lar é o sexto filme dirigido pelo ator vencedor do Oscar George Clooney. É o segundo filme como diretor lançado para streaming depois de O Céu da Meia-Noite, que chegou em 2020 na Netflix. Após algumas semanas nos cinemas, Bar Doce Lar chegou na última sexta-feira de forma exclusiva para os assinantes do Amazon Prime Video.

Bar Doce Lar | Crítica
Divulgação/Amazon

Uma boa aquisição do Prime Video depois de alguns projetos duvidosos. O filme Bar Doce Lar é inspirado no livro de memórias de 2005 publicado por J.R. Moehringer, vencedor do Prêmio Pulitzer. É uma narrativa leve e sem grandes pretensões sobre amadurecimento e escolhas.

O filme acompanha a jornada de J.R., vivido na infância por Daniel Ranieri e na juventude por Tye Sheridan. Sua mãe (Lily Rabe) possui uma relação conflituosa com o ausente pai (Max Martini). Diante das dificuldades, ela decide voltar a morar com o seu avô (Christopher Lloyd). Lá, o garoto passa a conviver com o sábio tio Charlie (Ben Affleck), que cuida de um carismático bar, e apresenta ao garoto a paixão pela leitura. Ali, nasce o sonho de J.R. para se tornar um escritor.

George Clooney aproveita o máximo da obra original, porém o filme se desgasta entre a transição de passado e presente na jornada J.R. Às vezes, soa um filme mais longo do que parece. Um exemplo. A partir da entrada de Tye Sheridan fica a sensação de que o filme já tinha tudo o que mostrar e está apenas rodando em círculos. Quando George Clooney busca mostrar outros cenários, como na sequência de J.R. vivido por Tye Sheridan na Times, o filme perde um pouco de sua força.

Entre altos e baixos, Bar Doce Lar conta com ótimas performances, a principal delas, de Ben Affleck. O ator está bem a vontade no papel do tio Charlie. Ele possui uma ótima sintonia com o novato Daniel Ranieri, que fez sua estreia em filmes. Mais do que assumir a função de um pai para J.R., Charlie vê potencial no garoto e sabe que ele pode ir longe mesmo diante das dificuldades, as mesmas que ele enfrentou na sua juventude. A relação entre os dois é de troca, com o filme proporcionando bonitos momentos entre os personagens.

As melhores cenas do filme são dentro do bar, com o jovem J.R. entendendo o porquê de Charlie ser um homem tão sábio. Ele convive diariamente com todos os tipos de pessoas. Fica subentendido que muitas pessoas que passaram pelo  bar falaram com ele sobre música, cultura, relacionamentos e literatura.

As interpretações de Ben Affleck e do novato Daniel Ranieri fazem de Bar Doce Lar um filme tocante e que trata de forma honesta assuntos atuais como relações familiares, sonhos e maturidade.

3

BOM

As interpretações de Ben Affleck e do novato Daniel Ranieri fazem de Bar Doce Lar um filme tocante e que trata de forma honesta assuntos atuais como relações familiares, sonhos e maturidade.