Air: A História por trás do Logo | Crítica Air: A História por trás do Logo | Crítica

AIR: A História por trás do Logo | Crítica

Divulgação/AMAZON CONTENT SERVICES LLC.

AIR: A História por trás do Logo, dirigido por Ben Affleck, é um retrato fascinante que explora a criação do icônico tênis AIR Jordan e a mudança do marketing esportivo nos anos 80. O filme consegue evitar ser uma mera propaganda da Nike e de Michael Jordan, apesar de alguns momentos em que o logotipo da marca é enfatizado.

Air: A História por trás do Logo | Crítica

Com uma narrativa envolvente, AIR oferece uma visão mais ampla sobre como a cultura esportiva se tornou um dos maiores impulsionadores da indústria de moda e do consumo em todo o mundo. O longa aborda não apenas a história por trás do tênis, mas também a importância do marketing na construção da imagem de um ícone esportivo.

A abordagem do filme AIR: A História por trás do Logo em focar nos bastidores da negociação entre Michael Jordan e a Nike foi uma escolha acertada por parte do diretor Ben Affleck. A história é contada através da figura de Sonny Vaccaro, interpretado por Matt Damon, que se esforça para colocar a marca entre as grandes do esporte.

O filme não se limita a apresentar uma mera história de sucesso, mas sim um retrato fiel dos desafios enfrentados pela Nike na época. A empresa não estava em boa situação financeira e havia outras grandes marcas, como Adidas e Converse, que disputavam para patrocinar os grandes jogadores de basquete da época. Isso tornou a negociação com Michael Jordan ainda mais crucial para a Nike.

O filme mostra como a figura de Sonny Vaccaro foi fundamental para garantir o acordo entre Jordan e Nike, mesmo diante do pessimismo de alguns sobre o potencial do jogador. A atuação de Matt Damon é excepcional, mostrando a determinação e habilidade de Vaccaro em conseguir o que muitos consideravam impossível.

Affleck faz excelente uso da localização para estabelecer uma atmosfera envolvente e imersiva. A narrativa é habilmente entrelaçada com elementos musicais, culturais e políticos que situam o público no contexto do ponto de virada em 1984.

É impressionante como o diretor consegue transportar o espectador para a época, com uma precisão incrível na recriação dos cenários e figurinos. Além disso, a trilha sonora é um dos pontos altos do filme, ajudando a estabelecer a ambientação e a intensidade emocional em cada cena.

Em AIR, Ben Affleck adota uma postura diferente daquela a que estamos acostumados. O ator e diretor assume um papel mais discreto e, apesar de sua atuação ser competente, não é o centro das atenções. Ele interpreta Phil Knight, o CEO da Nike, em uma atuação pontual. Ele dá mais espaço para os outros personagens, interpretados por nomes como Matt Damon, Jason Bateman e Viola Davis, que roubam a cena com performances impactantes.

AIR: A História por trás do Logo é um longa informativo que mostra como a combinação de esporte e marketing pode levar a uma mudança cultural significativa. Para os fãs de Michael Jordan, Nike e cultura pop em geral, este é um documento imperdível. Sem dúvidas, o melhor filme do diretor Ben Affleck.

O longa está disponível no Prime Video.

5

EXCELENTE

AIR: A História por trás do Logo é um longa informativo que mostra como a combinação de esporte e marketing pode levar a uma mudança cultural significativa. Para os fãs de Michael Jordan, Nike e cultura pop em geral, este é um documento imperdível. Sem dúvidas, o melhor filme do diretor Ben Affleck.