Crítica | Atypical é mais uma produção boa e necessária da Netflix

Definitivamente temos uma relação de amor e ódio com a Netflix! Mesmo com o desastre que foi a adaptação de Death Note, somos obrigados a reconhecer que o canal acertou em cheio na produção de Atypical! Muitas vezes nos deparamos com o cardápio de entretenimento do site e acabamos por escolher algo que pareça divertido – sem mesmo olhar a sinopse. Caso isso tenha acontecido entre você e Atypical, provavelmente pensou se tratar de mais uma série de comédia teen, recheada de piadas bobas e imaturas sobre adolescentes querendo transar. Quando Sam (Keir Gilchrist) logo diz que quer ver peitos, as suspeitas praticamente se confirmam, mas felizmente, o menino e o programa logo nos surpreendem com um enredo suave, porém necessário para todo ser humano.

Em março desse ano fomos agraciados com 13 Reasons Why, produção autoral da Netflix baseada no livro homônimo de Jay Asher. Trazendo as consequências do bullying como objetivo principal, a série encantou o mundo inteiro e abriu os olhos de muitos para a gravidade do problema. Assim como Hannah Baker, Sam Gardner se vê obrigado a encarar o preconceito e o julgamento de boa parte dos alunos de sua escola, sofrendo na pele o peso da intolerância das pessoas. Boa parte do público do seriado – como eu – não deve ter convivido diariamente com uma pessoa no espectro autista, conhecendo apenas o que nos foi passado de maneira errônea e equivocada. Sem o tipo de informação correta, viramos as costas ou a tratamos como um ser de outro mundo. Aqui vai a primeira lição que aprendemos com a série: eles não são, apenas enxergam o nosso de maneira diferente.

Sam nos transporta para dentro de seu pensamento desde o primeiro momento, lidando com situações de sua própria maneira e nos divertindo com suas palavras complexas e rebuscadas. Enquanto ele representa o lado nerd da família, sua irmã Casey (Brigette Lundy-Paine) é a filha rebelde e do contra, disposta a tudo para defender seu irmão, que apesar da maturidade avançada para seus 18 anos, é extremamente ingênuo nos assuntos sociais. Juntos, os dois constroem uma linda e pura relação de companheirismo, e mostram para todos a seu redor que ninguém é completamente normal. Para completar a família temos Elsa (Jennifer Jason Leigh), a mãe superprotetora que faz de tudo para defender o filho – mesmo que acabe por esquecer que ele não é filho único. Em contraste está o pai divertido e sorridente dos dois, Doug (Michael Rapaport), buscando sempre agradar a todos e se cobrando por ter sido um pai ausente na vida do filho. Doug lida com um dilema interno que resulta em uma das maiores lições que Atypical nos dá e apesar de ser um personagem fictício, é quem mais representa a realidade na história.

Via Netflix

O que mais me agradou em Atypical foi a excelente forma como a série foi construída, buscando encaixar importantes lições em meio a sua trama adolescente. Estamos cientes que Sam não representa todos os casos e estágios do autismo, mas apenas o fato de existir algo sobre tal assunto já deve ser considerado um avanço. Cada personagem foi muito bem elaborado, desde o namorado de Casey, Evan (Graham Rogers), até o melhor amigo de Sam, Zahid (Nik Dodani), responsável por boa parte de nossas risadas. Fechando o elenco principal temos Julia (Amy Okuda) e Paige (Jenna Boyd), respectivamente a terapeuta e a namorada de Sam. A medida em que Julia ensina as pessoas como lidar com Sam, temos a sensação de que somos também alunos, descobrindo como lidar com diversas situações envolvendo uma pessoa com autismo. São com ela que surgem os diálogos “didáticos” da série, desenvolvidos de maneira a não chatear o público. Paige por sua vez é o lado romântico, desenvolvendo um interesse puro e sincero pelo menino, nos ensinando de sua própria maneira que é possível convivermos todos juntos em um único lugar. Outras figuras surgem durante os episódios e compõe arcos de cenas interessantes, onde o assunto é desviado do enfoque principal e lida com as questões pessoas de outros personagens.

Mesmo tendo apenas oito episódios, infelizmente, Atypical é o tipo de série para maratonar (até porque não dá pra parar de ver) e depois se perguntar o porque de ter feito isso quando tudo acabar. As cenas fluem em frente aos nossos olhos e se desenvolvem de maneira gostosa e intensa ao mesmo tempo. Ficamos impressionados com a performance de Gilchrist e confesso que me peguei, mais de uma vez, indo conferir se ele realmente não era autista. Assim como seu personagem, ele merece todo o crédito pelo sucesso que o seriado está tendo na Netflix, interpretando de maneira brilhante o jovem complexo e encantador que é Sam. A inocência, a ingenuidade, o amor começando a surgir, a paixão pela Antártida, a vontade de aprender sobre o mundo e sua tentativa de sorrir são apenas pequenas coisas transformadas em uma única pessoa, que ao lado de sua família rege o divertido roteiro de Robia Rashid. A atuação dos mesmos é igualmente prazerosa de se assistir, e muitas vezes nos identificamos com suas reações em relação ao menino – mesmo que dê vontade de entrar na tela e discordar de algumas coisas.

Atypical é mais uma das lições de vida da Netflix. Diferente do clima pesado e triste de 13 Reasons Why, a série nos dá um “tapa na cara” de leve, preocupando-se mais em ensinar do que mostrar as consequências. Espero que a história ganhe uma continuação, afinal o gancho foi feito nos últimos momentos da primeira temporada. As aventuras de Sam e Zahid estão apenas começando, assim como seu relacionamento com Paige, e mal posso esperar para o que vem por aí. Uma possível saída de uma ótima personagem talvez aconteça, mas acredito que os produtores darão um jeito de trazê-la em meio a trama principal. Parabéns Netflix, mais uma grande produção!

  • Excelente
5