As melhores séries originais da Netflix de 2020 (até agora)

Sem dúvidas 2020 está sendo um ano difícil. Entre a onda interminável de manchetes políticas e a pandemia global que colocou em risco a saúde e o bem-estar dos seres humanos, não é de admirar que as pessoas tenham recorrido às suas televisões para lhes dar uma saída do mundo real – ainda mais do que o habitual – nos últimos meses. Poucas coisas foram tão reconfortantes nesses tempos turbulentos do que ser capaz de acompanhar boas séries.

Embora as produções da Netflix tenham sido afetadas por paralisações por conta do coronavírus tanto quanto o resto de Hollywood, o serviço de streaming teve novas séries e filmes originais suficientes para continuar lançando novos títulos, mês após mês, e continua sendo uma parte importante da conversa cultural ao longo de um ano agitado.

Alguns dos novos conteúdos da Netflix foram melhores que outros, é claro. Aqui, mostraremos algumas das melhores séries originais de 2020, desde os documentários sobre os quais ninguém poderia parar de falar (olá, A Máfia dos Tigres, estamos falando de você) até os dramas roteirizados que afloraram nossos sentimentos.  Confira a lista com as melhores séries da Netflix lançadas em 2020.

CHEER

séries da Netflix em 2020
Divulgação

Jerry é o treinador que todos precisamos com seus momentos inspiradores. Cheer entrou para a lista por suas verdades brutais sobre o mundo da torcida competitiva.

A MÁFIA DOS TIGRES

séries da Netflix em 2020Tinha uma razão pela qual todos os memes que cruzavam seu feed durante o final de março e abril eram de Joe Exotic, o auto-proclamado Tiger King que era o assunto do documentário de sucesso A Máfia dos Tigres. Sua história era quase bizarra demais para ser verdadeira, mas era. Do início ao fim, esse emocionante relato dos bastidores atraiu os espectadores para o mundo distorcido dos jardins zoológicos de felinos e a briga mortal que deixou o rei atrás das grades.

CASAMENTO ÀS CEGAS

séries da Netflix em 2020Pouco antes da pandemia de coronavírus tornar o distanciamento social o novo normal, o reality romântico da Netflix, Casamento às Cegas, apareceu para nos ensinar tudo sobre as vantagens românticas do isolamento. Mas não foi apenas o novo conceito da série que nos interessou pelos casais; também era fascinante vê-los se apaixonarem legitimamente.

PANDEMIC: COMO PREVENIR UMA EPIDEMIA

séries da Netflix em 2020A pontualidade desses documentário não pode ser exagerada, afinal ele saiu em 22 de janeiro, antes da pandemia de coronavírus transformar o mundo inteiro em uma placa de Petri. A série detalha como os surtos infecciosos se espalham como fogo e tenta trazer um pouco de sabedoria àqueles que duvidam da utilidade das vacinas. Talvez devêssemos ter prestado ainda mais atenção a isso quando saiu, porque em retrospecto, parece terrivelmente presciente.

OZARK – TERCEIRA TEMPORADA

As melhores séries da Netflix em 2020Ver a terceira temporada do célebre drama da Netflix, Ozark, foi como assistir a um equilibrista em uma tempestade de vento – em outras palavras, foi intenso. Todo mundo estava condenado e não podíamos desviar o olhar do desastre em que a família Byrde se meteu com seus negócios de cassino e lavagem de dinheiro.

OUTER BANKS

As melhores séries da Netflix em 2020Na categoria “tão ruim que é até bom”, está Outer Banks, uma novela adolescente digna de memes sobre alguns jovens que passam seu tempo cometendo crimes pela costa e se encontram caçando US$ 400 milhões em ouro, além de procurarem respostas sobre suas próprias perdas pessoais . Claro, essa série é um pouco exagerada, mas é o melodrama que realmente a torna legal.

BRINCANDO COM FOGO

As melhores séries da Netflix em 2020Neste reality show, um grupo de jovens solteiros sensuais e cheios de tesão são mantidos juntos em uma vila, mas para ganhar o prêmio final eles são proibidos de qualquer tipo de atividade sexual. E eles acham isso muito difícil, muito mesmo! Para se tornar um vencedor eles precisam olhar para dentro para buscar uma solução espiritual para o vazio que sentem e formar verdadeiras conexões com seus possíveis parceiros. Será que eles são capazes de crescer espiritualmente no meio de tantas tentações?

NADA ORTODOXA

As melhores séries da Netflix em 2020Esta minissérie dramática segue Esty (Shira Haas), uma jovem que tenta fugir de uma vida repressiva em uma comunidade judaica ortodoxa no Brooklyn e ter um novo começo em Berlim. A protagonista é uma personagem baseada em um livro de memórias de Deborah Feldman e Haas mostra todo seu potencial como atriz.

SEX EDUCATION – SEGUNDA TEMPORADA

As melhores séries da Netflix em 2020Sex Education é uma comédia com elementos dramáticos é ambientada em uma escola britânica onde um estudante, filho de um terapeuta sexual licenciada, se encarrega de educar seus colegas sobre todas as suas dúvidas sexuais. A abordagem da série é uma adição bem-vinda ao mundo das séries adolescentes.

THE CIRCLE: EUA

As melhores séries da Netflix em 2020The Circle é uma reality show que coloca vários participantes em um prédio de apartamentos e eles só podem se comunicar por grupos ou mandar mensagens. Cada jogador tem um perfil de mídia social com fotos de sua escolha, mas as reuniões presenciais são proibidas, o que deixa os jogadores livres para se disfarçarem como quiserem. Eventualmente, os jogadores se classificam entre os favoritos e os menos favoritos. Quem obtém a classificação mais baixa vai para casa e não tem chance de ganhar o grande prêmio de US$ 100.000. Existe uma versão francesa e também uma versão brasileira do programa, apresentada por Giovanna Ewbank.

ON MY BLOCK – TERCEIRA TEMPORADA

As melhores séries da Netflix em 2020Entre todos os muitos e muitos programas sobre amadurecimento da Netflix, On My Block é um dos melhores. Na terceira temporada, as crianças de South Central – a determinada e gentil Monse (Sierra Capri), o sensível e leal Cesar (Diego Tinoco), a dramática e sincera Ruby (Jason Genao) e o nerd e confiável Jamal (Brett Gray) – são encarregado de encontrar Lil ‘Ricky, o fundador da gangue Santos que já não é mais considerado morto. Um perigo muito real relacionado a gangues espreita em cada esquina, mas sem perder a graça.

EU NUNCA…

As melhores séries da Netflix em 2020Mindy Kaling co-criou essa série adolescente romântica sobre uma garota indiana-americana chamada Devi que entra no segundo ano do ensino médio determinada a abandonar sua imagem nerd e arrumar um namorado. Preciso lhe dizer que as coisas não saem como o planejado? É ótimo, repleto de textos divertidos e de uma performance enérgica de Maitreyi Ramakrishnan, que enfrenta todos os obstáculos de Devi com espírito e um sorriso. Confira nossa lista com 5 motivos para ver Eu Nunca

NARCOS: MÉXICO – SEGUNDA TEMPORADA

As melhores séries da Netflix em 2020A franquia Narcos não recebe muita atenção da mídia, mas é amplamente popular e aclamada pela crítica. Narcos: México está de volta para a segunda temporada, cobrindo a ascensão dos cartéis de drogas mexicanos, com Diego Luna fazendo seu papel sedutor e ameaçador como Miguel Ángel Félix Gallardo, fundador do cartel de Guadalajara.

CASTLEVANIA – TERCEIRA TEMPORADA

As melhores séries da Netflix em 2020
Melhores séries Netflix

Este anime americano é baseado no popular videogame de mesmo nome da Konami, mas, ao contrário da maioria das adaptações de videogame, não é totalmente ruim. Mais uma vez, o objetivo aqui é matar Drácula, que se enfurece contra humanos depois que sua esposa é queimada na fogueira. O caçador de monstros Trevor Belmont assume a tarefa com a ajuda de alguns amigos. Castlevania é principalmente uma série de terror, com um pouco de sangue visceral e sexo gratuito. Sim, é uma animação, mas não é para crianças. A terceira temporada é a que teve as melhores críticas até o momento.

MIDDLEDITCH & SCHWARTZ

As melhores séries da Netflix em 2020
Melhores séries Netflix

Comédia de improviso costuma ser uma coisa bem boba, na maioria das vezes. Mas nas mãos de quem entende do negócio pode ser surpreendente, com muitas tiradas rápidas e espontaneidade. Thomas Middleditch (Silicon Valley) e Ben Schwartz (Parks and Recreation) são ótimos improvisadores. O especial de comédia de três episódios, Middleditch & Schwartz, foi gravado durante sua recente turnê de improvisação, onde eles sobem ao palco com duas cadeiras, conversam com um membro da plateia para ter uma base e depois começam a inventar todo o show conforme ele vai acontecendo.

I AM NOT OKAY WITH THIS

As melhores séries da Netflix em 2020
Divulgação – Melhores séries Netflix

Esta é uma adaptação do quadrinho de Charles Forsman com o mesmo nome feita por Jonathan Entwistle (que também fez The End of the F***ing World para Netflix) e dos produtores de Stranger Things. A série segue Sydney (Sophia Lillis), uma adolescente que tenta lidar com as complexidades do ensino médio e sua sexualidade, enquanto também luta para entender e controlar uma nova habilidade sobrenatural. Não é uma história nova – nem sequer é nova na própria Netflix – afinal, muito dela lembra Stranger Things ou até mesmo o clássico Carrie, A Estanha, mas, ainda assim, ela encontra maneiras de se destacar enquanto conta uma história que se conecta com seu público. Confira nossa crítica de I Am Not Okay With This.

GENTEFIED

As melhores séries da Netflix em 2020
Divulgação – Melhores séries Netflix

Gentefied, a nova série da Netflix sobre uma família mexicana-americana de Boyle Heights, Los Angeles, é uma carta de amor minuciosamente trabalhada para essa comunidade Latina específica. A série segue a tradição de programas como Um Dia de Cada Vez, Jane the Virgin e Vida por ser uma série com um coração inegável.

BOJACK HORSEMAN – SEXTA TEMPORADA – PARTE 2

As melhores séries da Netflix em 2020
Divulgação – Melhores séries Netflix

Com exceção de um episódio estressante, a segunda metade da temporada final de BoJack Horseman se dedica ao drama direto, solidificando-se como um programa sobre a doença do vício e seus efeitos sobre o viciado e as pessoas ao seu redor. Esta pode ser a temporada menos divertida de BoJack, mas também é a mais maratonável. Suspense, drama e a sensação de destruição inevitável tornam difícil de ver, mas impossível de não continuar assistindo.

#BLACKAF

As melhores séries da Netflix em 2020
Divulgação

O produtor prolífico Kenya Barris – mais conhecido por criar o grande seriado da ABC Black-ish – ficou irritado com as restrições impostas a ele no ABC Studios, da Disney, e foi para a Netflix. Agora ele está de volta com uma série de comédia ao estilo de Black-ish chamada #blackAF, que você sabe que é mais ousada porque tem um palavrão implícito no título (algo como #pretopracaralho em tradução livre). Assim como Black-ish, #blackAF é uma série semi-autobiográfica e ainda tem o próprio Barris interpretando uma versão ficcional de si mesmo, mostrando como Hollywood e paternidade funcionam para uma família negra super rica. Rashida Jones interpreta sua esposa, Joya, e ela provavelmente também tem uma vida bastante semelhante à da personagem.

BEASTARS

Divulgação – Melhores séries Netflix

Pense no mundo antropomórfico como o de BoJack Horseman, só que visto através dos olhos de um anime japonês que apresenta animais devorando uns aos outros e um terrível mistério de assassinato cheio de metáforas sobre gênero e poder. Beastars, é o anime distorcido e fascinante da Netflix sobre um mundo cheio de animais vivendo como seres humanos e sob um tratado que determina que predadores não comem presas. Até que uma alpaca foi brutalmente assassinada por alguém que não conseguiu mais resistir mais a seus impulsos carnívoros. Um lobo decide resolver o assassinato e faz amizade com um coelhinho fofo pelo caminho. O sentimento surge, mas eles estão sendo românticos ou algo mais sinistro?

ALTERED CARBON – SEGUNDA TEMPORADA

Divulgação – Melhores séries Netflix

Depois de quase dois anos de folga, esse extravagante programa de ficção científica voltou para sua segunda temporada. A adaptação cyberpunk segue o mesmo formato hiperviolento de história de detetive complexo da primeira temporada, mas Anthony Mackie assume o papel de Takeshi Kovacs (interpretado por Joel Kinnaman na primeira temporada), porque em Altered Carbon a consciência pode ser carregada em corpos diferentes.

AFTERLIFE – SEGUNDA TEMPORADA

Divulgação – Melhores séries Netflix

Ricky Gervais retorna para uma segunda temporada de seu drama de comédia ao estilo “coitado de mim”, interpretando um homem que tenta recuperar a vida após a morte prematura de sua esposa. O problema é que ele é um idiota que não tem problema em dizer a primeira coisa que vem à sua mente, o que afasta as pessoas enquanto ele lida com sua dor. Na segunda temporada, ele tenta ajudar outras pessoas que o ajudaram.

ABSURD PLANET

As melhores séries da Netflix em 2020
Divulgação – Melhores séries Netflix

Absurd Planet não é uma daquelas séries chatas sobre animais com narração monótona que faz você dormir, nem é um documentário calmo com uma trilha sonora da Enya que o fará sonhar em tirar férias exóticas. Absurd Planet evoluiu da coluna Absurd Creature da WIRED e destaca algumas das criaturas mais estranhas do mundo e de maneira um tanto quanto estranha. Narrado pela Mãe Natureza (dublada por Afi Ekulona no áudio original), o programa mostra criaturas fascinantes em seus 12 episódios, então se você precisar dar umas boas risadas e ainda quiser assistir a algo educacional e até meio infantil, essa série é perfeita para você.

THE INNOCENCE FILES

Série da Netflix
Divulgação – Melhores séries Netflix

Você é inocente até que se prove o contrário. Supostamente. A verdade é que o sistema de justiça dos Estados Unidos está quebrado, com muita ênfase e pressão para que os promotores obtenham condenados em seus casos. Isso levou a uma série de condenações injustas por evidências frágeis, destruindo vidas em todo o país. Vários indicados e vencedores do Oscar, incluindo Alex Gibney, Liz Garbus e Roger Ross Williams, produzem esta série que segue o projeto Innocence, sem fins lucrativos, que trabalha incansavelmente para anular oito casos em que a pessoa errada foi presa.

LOCKE & KEY

As melhores séries da Netflix em 2020
Divulgação – Melhores séries Netflix

Locke & Key é série de quadrinhos best-seller do autor Joe Hill demorou muito tempo para chegar à tela (a adaptação foi originalmente pilotada para a Fox em 2010 e reconstruída e transmitida pelo Hulu antes de chegar à Netflix), mas finalmente chegou. A versão silenciosa do produtor Carlton Cuse é muito menos assustadora do que a história em quadrinhos de terror do filho de Stephen King sobre irmãos que descobrem que sua casa tem chaves mágicas que lhes dão habilidades sobrenaturais, mas ainda tem a fantasia e o mistério que fãs de drama familiar aguardaram mais de uma década para ver.

THE EDDY

As melhores séries da Netflix em 2020
Divulgação- Melhores séries Netflix

O diretor de La La Land e Whiplash: Em Busca da Perfeição, Damien Chazelle, volta ao mundo do jazz para esta minissérie sobre os personagens que povoam um clube que está lutando para se manter em Paris e que é dirigido por um pianista americano (Andre Holland) que já foi uma estrela, mas deu as costas ao seu dom. Mas nem tudo é bebop, no centro da série há um mistério de assassinato que ameaça o sustento do clube e dos músicos que dependem dele. The Eddy tem foco na música, mas é a reflexão sobre como os tempos difíceis podem transformar uma pessoa que realmente brilha.

DEAD TO ME – SEGUNDA TEMPORADA

As melhores séries da Netflix em 2020
Divulgação – Melhores séries Netflix

Christina Applegate e Linda Cardellini voltam para mais segredos, mentiras e assassinatos na comédia sombria sobre amizade em circunstâncias menos do que ideais. Os problemas de Jen e Judy ficam cada vez maiores depois que eles precisam lidar com o que aconteceu no final da primeira temporada… A segunda temporada é mais uma vez carregada de reviravoltas, mas elas estão mais sombrias do que nunca, já que Dead to Me se aproxima dos níveis de manipulação e pânico de Ozark. Ainda assim, o programa encontra uma maneira de tornar o relacionamento turbulento de Jen e Judy a parte mais divertida. Com episódios de 30 minutos, Dead to Me ainda é uma das séries mais maratonáveis da Netflix.

Confira aqui a nossa lista com os melhores filmes originais da Netflix lançados em 2020.