Retalhos, de Craig Thompson Retalhos, de Craig Thompson

Resenha: Retalhos, de Craig Thompson

Um clássico moderno. É impossível dizer que Retalhos, de Craig Thompson, é algo diferente disso. Uma sensível e reflexiva autobiografia, onde o autor vai da sua infância até o final da adolescência lidando com problemas tanto universais da idade quando específicos para sua condição social e de sua família.

Existem três pontos principais em Retalhos, que Craig Thompson fica voltando o tempo todo, nessa narrativa por vezes não linear: sua fé, sua família e seu relacionamento amoroso.

O jovem Craig Thompson, se sentido sempre ameaçado e oprimido pelo mundo

Criado por uma família cristã conservadora, Thompson cresceu em um ambiente bastante opressor em vários aspectos. Atormentado por se achar diferente e pecador, nunca entendeu porque certas coisas que ele gostavam eram consideradas perda de tempo – como seu amor pelo desenho – enquanto outras que ele não gostava eram exaltadas. Esse “ser diferente” fez com que ele se achasse um “pecador” durante muito tempo. Apesar disso estudava avidamente a Bíblia, sendo inclusive incentivado a entrar para o seminário.

Enquanto sua relação com os pais é meio apressada, sabemos apenas que seu pai é rígido e sua mãe tem bastante fé, o relacionamento de Craig Thompson com o irmão Phil é o mais destacado em Retalhos. Durante bastante tempo eles precisaram dividir uma cama de casal, o que fazia ambos brigarem o tempo todo, mas também brincarem e se divertirem durante a noite. Ambos passavam a maior parte do tempo juntos, e compartilhavam a paixão pelo desenho. O tempo, porém, faz com que ambos comecem a se afastar.

A outra relação importante em Retalhos é com Raina, primeira paixão de Craig Thompson. Eles se conhecem em um acampamento de férias e são instantaneamente atraídos um pelo outro. Ele a idolatra como uma musa, incapaz de ver seus defeitos. Quando ambos vão passar uma semana juntos, na casa dela – os pais dela, apesar de cristãos também, são menos conservadores – é que ele começa a ver que a realidade é diferente do que ele espera. Apesar de se gostarem bastante, eles são diferentes em vários aspectos.

Craig Thompson usa quadros lindos, quase psicodélicos, para tratar de seus sentimentos

Retalhos é uma leitura divertida e tocante. Entre os vais e vens de Craig Thompson, ele nos mostra como a vida muda, e coisas que antes acreditamos serem verdades absolutas podem mudar. Sua relação com seu irmão, com seus pais, com Raina e até mesmo com sua fé vão se transformando conforme o tempo passa. Uma obra prima que vale ser lida e relida.