Hellblazer Hábitos Perigosos Garth Ennis Hellblazer Hábitos Perigosos Garth Ennis

Resenha: Hellblazer Hábitos Perigosos, de Garth Ennis

O escritor Garth Ennis (Preacher, Justiceiro, The Boys) ainda era um nome em afirmação quando assumiu os roteiros de Hellblazer. Decidido a movimentar o título desde o início, decidiu matar o protagonista John Constantine no seu primeiro arco. Surgiu então o já lendário Hábitos Perigosos.

A história começa com Constantine passando mal, vomitando sangue no banheiro. Ele vai no médico e recebe a fatídica notícia: câncer no pulmão, terminal. Ele tem apenas algumas semanas de vida.

É importante ressaltar que, enquanto Ennis se tornou um dos principais nomes nos quadrinhos devido ao seu humor negro, essa arco em particular é bastante sério. Acompanhamos um homem certo de sua morte, que começa a se despedir da família e amigos. Quando ele visita a ala de pacientes oncológicos de um hospital e faz amizade com um velhinho, também terminal, é tocante. Mesmo cheio de atitude e palavrões, Constantine tem seus momentos calorosos e humanos.

Ainda assim existe espaço para o sofrimento do homem. Ciente de sua mortalidade, Constantine brinca que sempre imaginou que morreria com estilo. Algum dia algum de seus esquemas não daria certo, ele ficaria arrogante e cometeria um erro. Mas ele não imaginou que iria ter uma morte comum.

Apenas no final de Hábitos Perigosos John decide fazer alguma coisa em relação a sua doença. Decide que não vai morrer sem lutar, e para isso está disposto a tudo. Começa a procurar ajuda de magos conhecidos, e acaba cruzando com o próprio Lúcifer. E decide tentar seu maior golpe até então.

Hábitos Perigosos é aquele tipo de história que você ouviu falar bem sempre, leu e descobriu que realmente é tudo isso. Um clássico, obrigatório para todos os fãs de quadrinhos de terror.

Hellblazer Infernal: Volume 1 passou muitos anos esgotado, mas felizmente a Panini Comics trouxe de volta, agora com papel LWC. Eles vão republicar toda a fase de Ennis no personagem, o que dá oito volumes. Se você quer conhecer o personagem, agora é a hora.