Barbie | Como Greta Gerwig “salvou” a música Barbie Girl?

Divulgação

Quando foi lançada em 1997, a música Barbie Girl, da banda Europop dinamarquesa norueguesa Aqua, alcançou a sétima posição na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos. liderou as paradas do Reino Unido à Austrália no ano de seu lançamento e foi o segundo single mais vendido da Bélgica, durante toda a década.

Mesmo com tamanha repercussão, a música não agradou a Mattel, fabricante da Barbie, que odiou tanto a canção que processou a MCA Records, gravadora da Aqua.

Barbie Girl brinca com os valores tradicionais que a boneca representa. O clipe traz dois membros do Aqua vestidos como Barbie e Ken, andando em um conversível rosa e brincando na Casa dos Sonhos da personagem. Lene Nystrøm interpreta a Barbie e canta com uma voz doce e estridente. René Dif canta como um Ken de voz profunda e mais grossa.

As letras incluem “Sou uma loira burra em um mundo de fantasia” e “Beije-me aqui, toque-me ali“. A Mattel não poderia processar a banda por violação de direitos autorais, visto que o vídeo não incluía nenhuma boneca ou imagem real da Barbie.

Em vez disso, a Mattel processou a MCA Records por usar a palavra registrada “Barbie”. Segundo a empresa, a música havia usado sem aprovação e poderia levar o público a acreditar que a própria Mattel havia produzido a música. Entretanto, o trabalho protegido por direitos autorais pode ser usado sem permissão se for para fins de paródia, o que acontece na música.

“O título da música não induz explicitamente em erro quanto à origem do trabalho; não sugere, explicitamente ou não, que foi produzido pela Mattel”, escreveu o juiz do caso, o juiz Alex Kozinski .Uma nota na parte de trás da caixa do CD do single dizia: “A música ‘Barbie Girl’ é um comentário social e não foi criada ou aprovada pelos fabricantes da boneca.”

Com a chegada do filme, Nystrøm foi procurado pela Rolling Stone e comentou sobre a canção:

“É irônico. Se você quiser ver as camadas dela, há todas as camadas que você deseja. Mas nós meio que imitamos a Pamela Anderson, a imagem perfeita de Baywatch com seios de silicone. Queríamos fazer uma paródia sobre esse tipo de garota perfeita.”

Anos depois, a Mattel chegou até a comprar os direitos da música começou a usá-la em materiais promocionais a partir de 2009, usando uma versão modificada.

Agora, com o lançamento de Barbie, de Greta Gerwig, chegando aos cinemas, a música está voltando ao topo das paradas ao redor do mundo. “Barbie World“, de Nicki Minaj, Ice Spice e Aqua, revive o refrão original de “Barbie Girl”, que é cantado por Nystrøm. A canção já conta com mais de 48 milhões de ouvintes no Spotify.