O Poder Feminino nas HQ’s | Parte I

Não é novidade que o público feminino tem tomado conta do mundo nerd/geek. E, hoje quadrinhos, jogos, heróis e vilões não são mais campo exclusivo de homens. 

Aliás, tem muitas mulheres atuando como redatoras, ilustradoras, atrizes, programadoras… a fila é longa, e que estão dando um up a mais a cara das histórias. 

E eu quero convidar você a conhecer um pouco de personagens femininas que trazem representatividade, força, inteligência e empoderamento dentro das HQ’s. Ganham corações, das mulheres e dos homens, e mostram que lugar de mulher é exatamente onde ela quiser estar (ainda que seja como vilã).

 

Vem conhecer essas verdadeiras deusas comigo!

 

Mulher Gavião

Divulgação

 

Criada por Gardner Fox (Flash) e pelo ilustrador Dennis Neville (Hawkman) teve sua estreia em Janeiro de 1940, na HQ Flash Comics #1. 

Shiera Sanders foi a primeira a usar a identidade secreta de Mulher-Gavião.

 

Chay-Ara tem uma longa história e origem, já foi uma princesa egípcia e casada com um príncipe chamado Khufu. O casal apaixonado foi amaldiçoado após encontrar destroços de uma nave e que lhe deu super-poderes. Hath-Set os amaldiçoou a morrer e reencarnar cada vez que se apaixonasse novamente um pelo outro. 

 

Chay-Ara retornou na era medieval como uma nobre, Lady Celia Penbrook. No século 19 ela se tornou Katherine Manser, caçadora de recompensas e então, dupla da Gavião Negro, conhecida como Cinnamon. 

 

Seguida por Shayera Hol, que ficou  mais conhecida na animação Liga da Justiça (2001 a 2004). Nesse arco ela era membro dos Guardiões Alados, a força policial do planeta Thanagar. Durante um tempo fico como embaixadora de Thanagar na terra, mas ela não se deu muito bem com Katar Hol, o terceiro Gavião Negro, e voltou para seu planeta natal.

 

A personagem recuperou força e popularidade na animação Liga da Justiça, onde é Shayera Hol.

 

O metal enésimo que está presente no seu cinto, permite que a mulher-gavião flutue, precisando de asas para realmente voarem. 

O bastão de Azackoc a permite ter superforça, e mesmo em versões com armas futuristas, como  a de Thanagar. Todas elas conseguem falar com pássaros e possuem força sobre-humana, ela tem uma velocidade em seu vôo e é boa em combate corpo a corpo, possui uma durabilidade, reflexos e resistência.

 

Zatanna 

Filme solo da Zatanna está sendo desenvolvido pela DC
Divulgação

Zatana Zatara, filha do famoso mágico Giovane Zatara e Sindella, pertencente a raça Homo Magi.

 

Zatanna apareceu pela primeira vez em Hawkman #4, de Gardner Fox (Liga da Justiça) e Murphy Anderson (Buck Rorgers) , em novembro de 1964.

Ela começou sua carreira como uma singela ilusionista. A partir daí, descobriu seus verdadeiros poderes mágicos e resolveu procurar o pai desaparecido. Contou, para isso, com ajuda do Batman, do Homem Borracha e Etrigan, a heroína até encontrou o pai, mas teve tempo com ele até sua morte.

 

Zatanna é uma mulher decidida, e muito perspicaz, e sempre procura ver o lado bom das situações. Claramente ela gosta dos holofotes, porém não precisa de esforço para chamar a atenção. 

 

Zatanna tem um poder muito forte na magia, é capaz de manipular elementos, mentes, objetos, teletransportar-se e viajar entre dimensões, manipular o tempo, espaço, o tamanho e o clima, além de poder curar aliados e projetar campos de força. Apenas falando palavras ao contrário.

LEIA MAIS:  Resenha | Arlequina: Apagão de Poder

Os poderes de Zatanna só funcionam se ela falar de trás pra frente o que quer fazer ( Augá para projetar água). Dessa forma, se impedi-la de falar, a heroína perde seus dons mágicos, o que é uma inconveniente fraqueza.

 

Zatanna tem passado por uma fase grandiosa nos quadrinhos. Tendo saído de um título solo antes dos Novos 52, a personagem passou, após o reboot, a integrar a Liga da Justiça Sombria.

Mesmo saindo e retornando à equipe, ela se manteve em um alto patamar, se tornando a líder do grupo.

 

Fora das HQS, podemos vê-la em diversas animações como coadjuvante ou personagem secundária. Participa como grande aliada de Clark na série Smallville, e atualmente está no desenho da Cartoon DC Super Hero Girls

 

Canário Negro

Saiba mais sobre a Canário Negro da DC Comics - Aficionados
Divulgação

 

Dinah Laurel Lance foi uma das primeiras heroínas da DC.

Ela foi criada por Robert Kanigher (Wonder Woman) e Camine Infantino (Adam Strange), e apareceu pela primeira vez em Flash Comics #86, em agosto de 1947.

 

Uma das pioneiras da DC, a Canário Negro, já apareceu nos maiores títulos da história da companhia incluindo a Liga da Justiça e a Sociedade da Justiça da América. 

 

Filha de dois heróis combatentes do crime, Larry Lance, policial e sua mãe que, também se chama Dinah, era a Canário Negro original. 

A jovem decidiu assumir o papel de heroína aos 19 anos, contra a vontade dos pais, e após um longo treinamento dado por um experiente colega de sua mãe, chamado de Pantera, ela assumiu a identidade de Canário e o visual usado pela mãe. 

LEIA MAIS: Ler é Bom, Vai! | Mulher-Maravilha: Sangue – Resenha

Dinah possui um metagênese que dá a dela um potente ataque sônico, o Grito do Canário, permitindo a ela machucar e atordoar inimigos além de objetos podendo até, destruir o metal.

Ela possui um grande controle sobre suas cordas vocais, isso permite que ela possa imitar e gerar qualquer som que desejar. O Grito da Canário já chegou a alcançar 300 decibéis.

Dinah é membro-fundadora das Aves de Rapina, e nos ‘Novos 52’, recrutou uma nova equipe. Ela teve seu nome alterado para para Drake.

Canário Negro canta em novo vídeo de Aves de Rapina
Divulgação

Ganhou vida em “Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa” sob a atuação de Jurnee Smollett (Três é demais), mostrando sua força nas telonas.

 

Ravena 

Post de aniversário e Halloween : Top 10 bruxas dos quadrinhos! - MinasNerds
Divulgação

Vamos agora falar desta anti-heroína, criada por Marv WolfmanGeorge Pérez,  apareceu pela primeira vez em DC Comics Presents #26  em outubro 1980. 

Ela é filha do demônio Trigon, o destruidor de mundos e da humana Angela Roth, chamada também de Arella.  Ela cresceu em uma dimensão alternativa chamada Azarath, cercada de habitantes pacíficos e sua líder espiritual Mística Azur que a ensina a controlar seus poderes. 

 

Ravena não teve uma vida fácil, aos 16 anos descobre que seu pai quer destruir a dimensão de Azarath, ela nunca tinha tido, até então contato algum com o pai, pois Arella fez questão de proteger a filha. Após encontrar o pai, Ravena decidiu que ela mesma seria quem o deteria. 

 

Foi integrante dos Titãs, inclusive foi criada justamente para integrar a equipe que precisava de um personagem e ela caiu como uma luva e deu muita força igualmente aos Novos Titãs. 

 

Seus poderes são muitos e igualmente importantes, sendo eles: Empatia bem como a manipulação empática, telepatia, teletransporte, termocinese, umbracinese, telecinese, criar campos de força telecinéticos, cura, clarividência, magia, capacidade de voar além de sua Herança diabólica.

Jovens Titãs: Ravena | Uma HQ para conhecer a personagem mais uma vez! « Terraverso | Site sobre a DC Comics no Brasil!
Divulgação

Além das Hqs, a personagem brilha nas animações de Jovens Titãs, tanto nas versões mais adultas como as voltadas ao público infantil (Os Jovens Titãs em Ação).

 

Em 2018 a personagem foi vivida por Teagan Croft (Ficção Científica), na série live action intitulada Titans, que divide opiniões entre os fãs, e até hoje é a única representação em live action. 

 

Arlequina 

6 HQs para conhecer melhor a Arlequina - SMUC
Divulgação

 

Sou suspeita para falar da vilã e inimiga do Batman, desde meu primeiro contato com HQs da DC comics, me afeiçoei a figura divertida e sádica da Dra Quinzel. 

Arlequina, cujo nome original é Harleen Frances Quinzel, foi criada por  Paul Dini (Heart of Hush) e Bruce Timm (Liga da Justiça), justamente para a série de televisão Batman: a série animada, tendo sua primeira aparição no episódio “Um Favor para o Coringa” que foi ao ar em setembro de 1992,  ela seria uma personagem  presente apenas naquele episódio, a repercussão positiva do público foi tamanha, que ela se manteve na série animada até chegar aos quadrinhos em em setembro de 1993, e se tornou um personagem oficial do Universo DC em 1999 com a HQ Batman: Harley Quinn. 

Arlequina & Hera Venenosa | A evolução do relacionamento entre Harley Quinn e Pamela Isley « Terraverso | Site sobre a DC Comics no Brasil!
Divulgação

Harley tem sua origem contada no quadrinho “Louco Amor” de fevereiro de 1994. 

O que todos sabem é a relação totalmente abusiva que vive com o coringa, infelizmente muitas vezes erroneamente romantizada fora das HQs. Mas a personagem vai muito além de uma marionete do coringa, além de ser Dra em Psiquiatria,  encontra seu próprio protagonismo com o passar dos anos e se destaca ao lado de outros personagens. 

Faz parte do Esquadrão Suicida, das Aves de Rapina, ajuda o Batman e às vezes faz até papel de mocinha. 

A personagem é bisexual, e por vezes tem um relacionamento com sua melhor amiga, Hera venenosa, hoje ela é um grande simbolo bisexual nas HQs.

Inicialmente sem podres, recebeu da Hera um soro que aumentou suas habilidades, sua força e agilidade. O soro também a deixou quase imune a toxinas, incluindo o gás do riso do Coringa. 

A personagem é muito inteligente, e consegue até fazer o perfil psicológico dos inimigos e outros vilões durante conversas e análises.  Harley é fanática por animais, e odeia o mal trato dos mesmos. 

Atriz Margot Robbie, que participa da CCXP em São Paulo, divulga filme ' Arlequina e sua emancipação fabulosa'
Divulgação

Nos cinemas ganhou vida pela atuação de Margot Robbie (O Escândalo), que entregou uma personagem divertida, maluca e sádica, arrancando suspiros e risadas dos espectadores. 

A personagem promete muito ainda, dentro e fora das HQs, e vem ocupando os espaços que pode entre os fãs e ganhando novos.

 

Mulher-Maravilha

 

Uma das maiores personagens da DC da atualidade, a Princesa Diana de Themyscira, a Mulher-Maravilha foi criada por William Moulton Marston e Olive Byrne. Sua primeira aparição foi em All Star Comics #8 de dezembro de 1941.

Mulher-Maravilha se torna a última heroína do mundo em HQ da DC
Divulgação

É Originalmente é uma super-heroína guerreira de origem greco-romana, vivendo em  Themyscira, ilha oculta, também conhecida como Ilha Paraíso, local da civilização de amazonas. 

Como emissária de Themyscira para o Mundo do Homem, assume o pseudônimo de Diana Prince, identidade secreta que ela adotou para se aproximar da humanidade. 

É uma mulher independente criada na chamada Era de Ouro dos super-heróis, no mesmo período que lendas como Batman e Superman, ela se tornou um sinônimo de mulher poderosa e uma das mais poderosas defensoras da paz e da igualdade. Faz parte da chamada Santíssima Trindade da DC Comics.

 

Bem como os demais personagens, ela possui diversos arcos dentro das HQs, inclusive uma versão que muda sua origem nos “Novos 52” em um arco que explora mais seu lado ligado a mitologia. 

 

Se tornou um símbolo de mulher e guerreira, usada até mesmo em campanhas de empoderamento, justamente por sua personalidade feroz em combate, mas também compreensiva e compassiva, quando isso é cabido. 

 

Entenda porque Mulher-Maravilha bissexual não é nenhuma novidade
Divulgação

Possui super força, uma agilidade sobre-humana, super resistência, fator de cura regenerativo, poder de vôo, liderança nata, entre muitos outros, variando em cada arco e conta com os braceletes da Vitória e seu Laço Mágico da Verdade entre outras armas e outros objetos de origem, muitas vezes, mitológicas ou divinas.

 

Nem preciso mencionar o sucesso que a Mulher-Maravilha faz dentro e fora das Hqs, são inúmeras animações, voltadas tanto para público adulto como infantil, filmes, e sua imagem ilustra diversos produtos, vestuários e até decoração. 

A força feminina representada através da Diana é notavel, além do fato da personagem ser bisexual, e não ser dependente de figuras masculinas em suas histórias, tratada pelos inimigos como um igual, sendo eles homens ou mulheres. 

Coluna Nerd News | Gal Gadot é a Mulher-Maravilha da vida real | AcontecendoAqui
Divulgação

Gal Gadot ( Liga da Justiça) atualmente dá vida a personagem no cinema e encantou os fãs por sua atuação e o longa já tem sequência pronta (Mulher-Maravilha 1984) para estreia, no Brasil a data prevista é 27 de Agosto. 

Me conta, qual sua personagem feminina favorita da DC? 

Continue ligado aqui comigo no Poltrona Nerd, para conhecer mais personagens fantásticas de outros Universos, que trarei em breve.