A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore - O Enterro A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore - O Enterro

Ler é Bom, Vai | A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore – O Enterro

O segundo volume da Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore, começa com a história “O Enterro“, publicada originalmente em The Saga of the Swamp Thing #28 (setembro de 1984), com roteiro de Moore e arte de Shawn McManus, artista convidado para essa edição.

Essa é uma edição claramente filler, com uma história única que agrega pouco no andamento total da saga. Alan Moore claramente coloca uma história depois de “…movido por demônios” e o início de outra saga para dar um respiro. Talvez os artistas precisassem de mais tempo para completar artes, quem sabe.

Aqui vemos novamente a origem do Monstro do Pântano. Dessa vez com arte de Shawn McManus, é verdade. Isso acontece porque o Monstro está sendo perseguido por fantasmas. Ou melhor, um fantasma. Alec Holland, o homem que ele era antes de tudo acontecer. Por muito tempo ele pensou ser Alec, mas depois de Lição de Anatomia, descobriu que na realidade tem apenas as lembranças do homem, mas nunca foi ele realmente.

Apesar de ser um filler, essa história é interessante por mostrar como Abigail Arcane está depois dos acontecimentos no Elysium Lawns, e como sua relação com Matthew Cable melhorou, que ele parou de beber e está procurando emprego. Deixa um comentário sobre moscas, o que já serve para armar para o próximo capítulo.

Finalmente o Monstro do Pântano consegue paz. Depois de descobrir a dura verdade, se isolar do mundo no Verde, enfrentar o Homem Florônico e por fim demônios, esse respiro é importante para ele fazer as pazes consigo mesmo e se preparar para os desafios.

O legado de “O Enterro”

Alan Moore usa essa edição para tapar buraco, claramente. Essa pausa entre as edições com Etrigan e as edições contra o próximo adversário

Revisitamos a origem do Monstro do Pântano, publicada em The Swamp Thing #1, de Len Wein e Bernie Wrightnson, só que desta vez com a arte caricata de Shawn McManus. Apesar de ser um estilo bem diferente do de Wrightson, ele combinou bem com a trama.

Essa história é para ser mais um final daquelas edições originais, de Wein e Wrightson, do que outra coisa. É uma edição mais fraca que as anteriores.

Próxima edição: Amor e morte

Guia de Leitura