O que você precisa assistir antes de Vingadores: Guerra Infinita?

O filme mais aguardado do ano está cada vez mais próximo de estrear. A tão esperada reunião dos heróis da Marvel chega em abril, com o lançamento de Vingadores: Guerra Infinita. Não há como negar que após anos e anos, ficou difícil acompanhar a cronologia da história. Desde 2008, são mais de 18 filmes lançados! Agora que a contagem regressiva está diminuindo cada vez mais rápido, resolvemos fazer uma compilação dessas produções. Pense nisso como um estudo necessário para a grande prova do ano, mesmo que seja a prova mais divertida da sua vida. Afinal, é melhor estar por dentro da trama do que ficar perdido em cada referência que surgir!

Não pense que a ordem dos filmes não importa, afinal, é sempre preciso seguir uma linha do tempo. Além disso, ninguém vai querer receber um spoiler antes da hora, certo? De mesmo modo, para entendermos o futuro é preciso lembramos do passado. Pensando nisso, aqui vão os principais filmes da Marvel que você precisa assistir antes do lançamento de Vingadores: Guerra Infinita!

Divulgação/Marvel Comics

Primeiro precisamos conhecer individualmente cada Vingador:

Homem de Ferro (30 de abril de 2008)

Esse é aquele filme que nos fará descobrir o que fez com que o empresário se tornasse o herói. Em Homem de Ferro, Tony Stark passa a combater bandidos, resultando nos primórdios dos equipamentos que hoje conhecemos. No longa conseguimos entender de onde surgiu a paixão de Stark por Pepper Potts.

Reprodução

O Incrível Hulk (13 de junho de 2008)

Sim, sabemos que o nosso grandão verde era interpretado por outro ator. Na época, Bruce Banner foi vivido por Edward Norton, e não por Mark Ruffalo, intérprete do personagem nos dias atuais. O longa merece ser adicionado na lista, pois foi nele em que Tony Stark convida General Ross para integrar uma equipe (que todos sabemos qual é).

Reprodução

Homem de Ferro 2 (30 de abril de 2010)

Uma dose extra de Robert Downey Jr. nunca é demais, certo? Mas Homem de Ferro 2 veio com uma importância muito maior do que essa. Afinal, é nesse filme que conhecemos alguns dos personagens importantes da Marvel: a Viúva Negra, Nick Fury e o Máquina de Combate.

Reprodução

Capitão América – O Primeiro Vingador (29 de julho de 2011)

Embora todos saibamos a origem do Capitão América, é nesse filme que ela nos é mostrada. O longa é ambientado durante a Segunda Guerra Mundial e narra os primeiros momentos de Steve Rogers como o herói do escudo estrelado. Por se passar no século XX, é tratado por muitos como o primeiro da linha do tempo. Entretanto, em ordem de lançamento, ele fica com a quarta posição.

Reprodução

Thor (26 de outubro de 2011)

Os Vingadores ainda não estavam completos sem a chegada de um certo Deus do Trovão. Embora tenha esse título, Thor é enviado a terra por não ser mais digno de usar seu martelo mjolnir. Ele aprende a conviver um pouco mais com os seres humanos, se apaixona e acaba trazendo alguns de seus problemas para cá. No longa conhecemos também um dos melhores vilões da Marvel, Loki, o Deus da Trapaça. Irmão de Thor, sua popularidade foi tanta que ele é atualmente o único vilão recorrente da franquia. Finalmente, é nesse filme que Gavião Arqueiro aparece pela primeira vez, como um agente da S.H.I.E.L.D. Ele completaria a equipe dos Vingadores no futuro.

Reprodução

Enfim podemos reunir todos em um filme só:

Os Vingadores (27 de abril de 2012)

Finalmente a equipe está formada. No primeiro filme ela foi composta por seis heróis: Hulk, Gavião Arqueiro, Homem de Ferro, Capitão América, Viúva Negra e Thor. É nesse filme que descobrimos também, o paradeiro da primeira Jóia do Infinito. Lembram-se do Tesseract? Pois é, a Jóia é o brilho azul que está dentro dele. O irmão adotado de Thor é o grande vilão do longa, equipado com um exército de Chitauris. É de vital importância que você espere os créditos acabarem, pois como todo filme da Marvel, há uma cena final. É a primeira aparição de Thanos, o grande vilão de Vingadores: Guerra Infinita!

Reprodução

Homem de Ferro 3 (26 de abril de 2013)

Por que resolvemos trazer um filme solo de Tony Stark para a lista? Obviamente por causa de suas armaduras. Embora tenha sobrevivido, todos sabemos o que aconteceu ao Homem de Ferro em Os Vingadores. Pensando nisso, o bilionário resolveu fazer várias armaduras para seu lado super-herói e isso será importante no futuro. Além disso, há um certo acontecimento no final que será mencionado mais a frente – e é sempre bom entender referências.

Reprodução

Thor: O Mundo Sombrio (8 de novembro de 2013)

No primeiro filme do Deus do Trovão conhecemos a primeira Jóia do Infinito. Em O Mundo Sombrio descobrimos a segunda, a Jóia da Realidade ou Éter, de coloração avermelhada. Além disso, no longa passamos a saber um pouco mais sobre o verdadeiro poder de tais Jóias. É possível entender o motivo de serem tão disputadas em Vingadores: Guerra Infinita.

Reprodução

Capitão América 2: O Soldado Invernal (10 de abril de 2014)

Assim como aconteceu com filmes anteriores, esse foi importante principalmente pelos personagens introduzidos. Duas novas figuras passam a integrar o elenco dos heróis (ou vilões?), o Falcão, Soldado Invernal e a misteriosa Agente 13. Uma vez que o nome do Soldado Invernal está no subtítulo, pode-se imaginar que ele não vale a pena ser ignorado. Além disso, o longa amplia nossos conhecimentos sobre a S.H.I.E.L.D., revelando detalhes que nos fazem mudar nossa opinião sobre a organização.

Reprodução

Guardiões da Galáxia (31 de julho de 2014)

Uma nova equipe surgiu, de maneira igualmente complexa e irônica a dos Vingadores. Em Guerra Infinita, teremos as duas lutando lado a lado por um objetivo em comum, o que torna Guardiões da Galáxia um dos filmes mais importantes da lista. Como já mencionado antes, o grande vilão da próxima produção da Marvel será Thanos. Adivinhem de que universo ele vem? Exatamente, dos Guardiões. Conhecemos a história do vilão, além de entendermos um pouco mais de seus planos. Finalmente, somos apresentados não apenas ao Colecionador, mas também a mais uma Jóia do Infinito: a Orbe, a Joia do Poder de coloração roxa.
Não podemos deixar de mencionar o fato de conhecermos o personagem mais adorável de todos:

Reprodução

Vingadores: Era de Ultron (23 de abril de 2015)

Lembram de Ulysses Klaw, um dos vilões de Pantera Negra? É aqui que você vai vê-lo pela primeira vez. Além disso, novos heróis são integrados a extensa equipe: a Feiticeira Escarlate, Mercúrio e o Visão. Este último carrega um grande poder em sua testa, poder este muito desejado por Thanos. Adivinhem? Visão carrega uma das Jóias do Infinito na testa, a Jóia da Mente, de cor amarela.

Reprodução

Homem-Formiga (16 de julho de 2015)

Voltamos aos filmes individuais por um breve momento. Mesmo levemente apagado, o Homem-Formiga é mais um herói que passa a integrar a equipe dos Vingadores. Uma vez que esse ano teremos o lançamento de Homem-Formiga e a Vespa, é bom conhecermos o filme que o precedeu.

Reprodução

Capitão América: Guerra Civil (28 de abril de 2016)

Embora haja a reunião de boa parte dos Vingadores, primeiramente precisamos lembrar que esse é o terceiro filme do Capitão América. A importância do longa, porém, vai muito além disso. Aqui temos a primeira aparição de dois dos heróis mais famosos e adorados dos últimos tempos: o Homem-Aranha e o Pantera Negra. Se juntando aos dois estão Homem de Ferro, Viúva Negra, Visão, Máquina de Combate, Falcão, Homem-Formiga, Feiticeira Escarlate, Gavião Arqueiro e Soldado Invernal. Algumas cenas de Guerra Civil serão relembradas no futuro, mas é de suma importância que sejam vistas! Finalmente, pela primeira vez na história dos Vingadores, a existência do grupo é colocada à prova.

Reprodução

Doutor Estranho (2 de novembro de 2016)

Um dos melhores filmes da lista, principalmente por fugir do estilo de todos os outros. Isso deve-se ao fato de que as histórias não estão relacionadas, apenas irão se encontrar no futuro. Benedict Cumberbatch largou o cargo de cirurgião para se tornar o Doutor Estranho, o herói feiticeiro da Marvel. A importância do filme está, porém, na Jóia do Tempo, de coloração verde, presente no Olho de Agamoto, o artefato mais poderoso de Doutor Estranho.

Divulgação

Homem Aranha: De Volta ao Lar (6 de julho de 2017)

Embora já tenha aparecido em Guerra Civil, em De Volta ao Lar conhecemos de verdade o Cabeça de Teia. A participação de Peter Parker no longa, além de seu relacionamento com Tony Stark, são melhor explicados. A relação não deve ser tratada como algo simples, pois será importante em Guerra Infinita.

Reprodução

Guardiões da Galáxia: Vol. 2 (27 de abril de 2017)

Não, nenhuma Jóia do Infinito é introduzida aqui, mas isso não torna o filme menos importante. No segundo capítulo de Guardiões da Galáxia conhecemos Mantis, a alienígena que passa a integrar a equipe de Peter Quill. Um pouco mais da história do Senhor das Estrelas é contada, assim como seu relacionamento com a Terra.
Ah, lembram-se do personagem mais adorável de todos: ele fica ainda mais fofo!

Reprodução

Thor: Ragnarok (26 de outubro de 2017)

Estamos chegando a reta final. A família de Thor volta a causar problemas quando sua tia Hela resolve tentar destruir Asgard. Além de um novo corte de cabelo, o Deus do Trovão reencontra um velho amigo verde gigante em um duelo épico! Outra participação especial fica por conta do Doutor Estranho, continuando a cena pós crédito de seu filme. Thor: Ragnarok tem duas cenas após o fim do filme, mas a segunda acrescenta algo essencial para o futuro: a nave de Thanos.

Reprodução

Pantera Negra (15 de fevereiro de 2018)

O ano de 2018 começou com o pé direito para a Marvel. Pantera Negra atingiu o marco de maior bilheteria de filmes de herói da história dos Estados Unidos. O personagem já havia aparecido em Guerra Civil, mas sua terra natal ainda não. A importância de Wakanda na trama vai muito além de ser o local de nascimento do Pantera Negra. Descobrimos que o reino é rico em Vibranium, um dos metais mais procurados do mundo. Ele tem a capacidade de absorver todas as vibrações e choques que recebe em sua proximidade. O metal pode ser encontrado no uniforme do Pantera Negra, no escudo do Capitão América e na armadura do Defensor, por exemplo. O rei de Wakanda será de vital importância para equipe que lutará contra Thanos em Guerra Infinita.

Reprodução

 

E então? Já está pronto para assistir a Vingadores: Guerra Infinita? Veja todos esses filmes e você certamente estará! O longa chega aos cinemas no dia 26 de abril.