Herói de Sangue Herói de Sangue

Herói de Sangue I Motivos para conferir o filme nos cinemas

Divulgação

Em Herói de Sangue, um pai senegalês fará de tudo para salvar seu filho de 17 anos, que foi recrutado à força para lutar pelos franceses na Primeira Guerra Mundial. A produção é estrelada por Omar Sy, de Intocáveis e Lupin, e dirigida por Mathieu Vadepied. O filme foi exibido na Seleção Oficial do Festival de Cannes em 2022 e chegou ao Brasil para exibições selecionadas durante o Festival Filmelier no Cinema, agora entra oficialmente em cartaz nos cinemas brasileiros com distribuição da Synapse Distribution.

Além de Omar Sy, o elenco do filme inclui Alassane Diong (O Rei das Sombras), Jonas Bloquet (1899), Bamar Kane (Le monde de demain), Alassane Sy (White Colour Black) e Aminata Wone em seu primeiro papel no cinema.

Veja alguns motivos para conferir o filme nos cinemas:

O outro lado

Muitos filmes retratam os horrores das duas guerras mundiais para os povos europeus, que estavam diretamente envolvidos nelas. Já Herói de Sangue mostra um lado história que foi apagado da memória da França, mas que ressoa até hoje nos povos de Senegal e outros lugares da África. O filme mostra como homens e meninos africanos eram retirados de suas famílias à força e arrastados pelos colonizadores franceses para uma guerra que não era deles. Obrigados a lutar na linha de frente, muitos deles acabavam nunca retornando ao lar.

O filme tenta ao máximo dar voz à esses homens e um dos pontos interessantes foi o fato de terem mantido grande parte dos diálogos dos personagens principais na língua fula, falada em vários países da África ocidental.

Relação entre pai e filho

O filme conta a história de um pai, que não foi convocado para lutar, mas que se alista voluntariamente para tentar salvar seu filho dos horrores da guerra, já que ele foi levado à força pelos franceses. O garoto, Thierno, é ingênuo e aceita suas novas responsabilidades de bom grado ao ser bem tratado pelo tenente responsável e conseguir algum prestígio entre o grupo, formado majoritariamente por outros homens africanos na mesma situação dos dois. Já seu pai, Bakary, sabe que seguir as ordens do exército pode levar ao fim deles e faz de tudo para proteger seu filho. A relação entre os dois é bem trabalhada e as atuações de Omar Sy e Alassane Diong são um ponto alto.

Aclamado

Após ter estreado no Festival de Cannes, Omar Sy ganhou o prêmio de melhor ator no Barcelona-Sant Jordi International Film Festival. O filme foi um enorme sucesso na Europa, se tornando uma das maiores bilheterias francesas do ano.