The Mandalorian | Gina Carano está processando a Disney com apoio de Elon Musk

Divulgação

Gina Carano está processando a Disney e a Lucasfilm por discriminação e rescisão injusta em um processo que envolve sua demissão de The Mandalorian. Em uma queixa apresentada na terça-feira no tribunal federal da Califórnia, Gina alega que foi demitida por expressar opiniões de direita nas redes sociais e busca uma ordem judicial que forçaria a Lucasfilm a reformulá-la. (Via The Hollywood Reporter)

Algo que pegou a todos de surpresa foi a participação de Elon Musk no processo contra o estúdio de The Mandalorian. O dono do X estaria cumprindo a promessa de pagar a conta legal dos usuários que alegam ter sido discriminados devido à sua atividade em sua plataforma. Ele está ajudando a financiar o processo por meio de sua plataforma. Em um comunicado, o chefe de operações comerciais de X, Joe Benarroch, disse:

“Como um sinal do compromisso da X Corp com a liberdade de expressão, estamos orgulhosos de fornecer apoio financeiro para o processo de Gina Carano, capacitando-a a buscar a reivindicação de seus direitos de liberdade de expressão no X e a capacidade de trabalhar sem intimidação, assédio ou discriminação.”

A Lucasfilm anunciou em 2021 que Carano não retornaria à série de sucesso depois de compartilhar uma postagem na qual ela dizia que “a maioria das pessoas hoje não percebe que para chegar ao ponto em que os soldados Nazi poderiam facilmente prender milhares de judeus, o governo primeiro fez com que seus próprios vizinhos os odiassem simplesmente por serem judeus. Como isso é diferente de odiar alguém por suas opiniões políticas?”

Divulgação

Carano anteriormente zombou das ordens do governo para usar máscaras durante a pandemia de COVID-19 e sugeriu falsamente que ocorreu fraude eleitoral durante as eleições presidenciais de 2020. Em um comunicado esclarecendo a postagem no X, ela disse na terça-feira: “Minhas palavras foram consistentemente distorcidas para demonizar e desumanizar-me como um extremista de direita alternativa”.

De acordo com a denúncia, a Disney e a Lucasfilm perseguiram e difamaram Carano por se recusar a conformar-se com seus pontos de vista sobre questões relacionadas ao Black Lives Matter, pronomes preferidos e alegações refutadas de interferência eleitoral. Embora ela tenha sido supostamente demitida por suas crenças culturais e religiosas, a atriz de The Mandalorian argumenta que a gigante do entretenimento fez vista grossa aos seus colegas de elenco masculinos, que supostamente fizeram postagens ofensivas e denegridoras dirigidas aos republicanos. Ela se referiu a uma postagem de Pedro Pascal de 2017 comparando o ex-presidente Donald Trump a Hitler.

Divulgação

Gina foi demitida de The Mandalorian, bem como de outros títulos do universo Star Wars, incluindo Rangers of the New Republic. Carano apresenta ações por dispensa injusta e discriminação sexual. Ela busca uma ordem judicial que forçaria a Lucasfilm a reformulá-la e a pelo menos US$ 75 mil, além de indenizações punitivas.

“Alguns de nós foram injustamente apontados, assediados, perseguidos e tiveram os nossos meios de subsistência retirados porque ousamos encorajar a conversa, fizemos perguntas e nos recusamos a acompanhar a multidão”, disse ela num comunicado.

Sobre o financiamento do processo por X, Carano acrescentou: “Estou honrada que meu caso tenha sido escolhido para ser apoiado pela empresa que tem sido um dos últimos vislumbres de esperança para a liberdade de expressão no mundo”.