Sucesso de Rampage prova que Dwayne Johnson pode vender qualquer filme

Foi uma corrida acirrada para o primeiro lugar nas bilheterias neste fim de semana: conseguiria Um Lugar Silencioso, o fenômeno do terror do ano, garantir o primeiro lugar até sua segunda semana ou Rampage vai sair na frente? Em circunstâncias típicas, parece inconcebível que, em 2018, uma adaptação de um videogame apresentando um gorila gigante como um ponto central da história teria qualquer chance real de sucesso nas bilheterias. No entanto, Rampage: Destruição Total conseguiu ser o filme de maior sucesso do fim de semana, arrecadando mais de 34,5 milhões apenas nos EUA, apesar das críticas mistas. Mais uma vez, testemunhamos o poder indomável de Dwayne “The Rock” Johnson.

Rampage: Destruição Total já fez mais de US $148 milhões em todo o mundo a partir de um orçamento de US $120 milhões. Para um filme como este, com uma data de lançamento marcada para duas semanas antes do filme Vingadores: Guerra Infinita, esses são números incríveis. Eles também fazem parte do legado de Johnson. No ano passado, para a surpresa de basicamente todo mundo, Jumanji: Bem-vindo à Selva se tornou o 5º filme de maior bilheteria de 2017. Com mais de $953 milhões arrecadados, ele superou Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Thor: Ragnarok e Mulher-Maravilha. Este foi o segundo filme que Johnson teve nos 10 maiores títulos de maior bilheteria do ano passado, já que Velozes e Furiosos 8 ultrapassou US $1,2 bilhões. Embora Baywatch não tenha tido uma boa bilheteria doméstica, ela ainda arrecadou US $177 milhões em todo o mundo – gerando um lucro modesto em relação ao seu orçamento de produção de US $69 milhões.

Não há dúvida de que Johnson é um amuleto de sorte para qualquer filme que ele participe, então vamos explicar como o WWE Superstar se tornou um astro de Hollywood.

Faça uma viagem através da filmografia de Dwayne Johnson pelos últimos cinco anos e verá os recibos de uma autêntica estrela de cinema. Johnson é uma raridade na Hollywood moderna: um ator cujo reconhecimento de nome é forte o suficiente por si só para levar o público aos cinemas. Sua entrada na franquia Velozes e Furiosos coincide com sua evolução em um fenômeno de bilheteria mundial. O filme sobre desastres genérico de 2015, Terremoto: A Falha de San Andreas, arrecadou US $474 milhões e teve um orçamento de US $110 milhões. A comédia de 2016, Central de Inteligência, foi outro sucesso, com um lucro bruto de US $217 milhões, enquanto seu trabalho de voz em Moana ajudou o filme da Disney a arrecadar mais de US $643 milhões em todo o mundo. Dwayne Johnson é tão bom nessa coisa de fazer dinheiro que conseguiu que Hércules rendesse algum dinheiro.

Poderíamos passar os próximos parágrafos documentando extensivamente suas proezas de bilheteria, mas a mensagem final seria a mesma: Dwayne Johnson é sem dúvida a estrela mais lucrativa de Hollywood, agora ele pode essencialmente vender praticamente qualquer filme – seja sendo amigo de um gigante gorila de CGI ou usando uma capa feita de um leão.

Embora existam muitos atores famosos em Hollywood, as estrelas de cinema no sentido antigo da palavra se tornaram raras. Tom Cruise é frequentemente citado como um dos poucos atores que podem dar o toque de ouro a qualquer filme que ele lidera, mas o histórico recente de Johnson é indiscutivelmente ainda mais forte do que o de Cruise – especialmente considerando o quão arriscados alguns de seus projetos foram. Então, o que é sobre o The Rock que as pessoas simplesmente não conseguem resistir?

Johnson passou os últimos 15 anos construindo uma extensa filmografia e ao mesmo tempo continuou como lutador no WWE. Sua estreia em O Retorno da Múmia – que segundo rumores ele teria recebido US $5,5 milhões por cerca de 15 minutos de tempo na tela – foi recebida friamente, mas ele continuou trabalhando e expandiu seu alcance além de meros filmes de ação. Ele fez comédias como Agente 86 e Be Cool – O Outro Nome do Jogo; ele seguiu a rota de Arnold Schwarzenegger e fez alguns filmes familiares como O Fada do Dente e A Montanha Enfeitiçada; ele até tentou alguma coisa séria, embora Southland Tales: O Fim do Mundo não tenha sido o melhor palco para demonstrar isso. No entanto, foi somente na última meia década que Johnson refinou seu modelo de estrelato: herói de ação uber-macho com níveis quase míticos de habilidades e uma total disposição para bancar o bobo. Johnson derrubará um prédio, dirigirá um carro para a floresta e, em seguida, fará uma boa piada.

Johnson é especialmente popular com o público internacional, que é onde grande parte do verdadeiro potencial financeiro do cinema está nos dias de hoje. Este é, por si só, um progresso maravilhoso, dada a afirmação frequentemente repetida por especialistas do setor de que estrelas americanas não brancas não vendem no exterior (Johnson é de ascendência negra e polinésia). Os filmes Velozes e Furiosos, em particular, são imensamente populares em países como a China.

Essa combinação potente fez de Johnson um líder ideal para uma marca particular de sucesso de bilheteria. Em meio ao mundo cada vez maior de franquias e filmes de super-heróis, Johnson criou um nicho que se parece muito com o tipo de filmes que seus antecessores, Schwarzenegger e Stallone, fariam nos anos 80 e 90. Filmes como Rampage, San Andreas e a série Velozes e Furiosos são totalmente exagerados em sua abordagem à ação, a ponto de ser quase fantástico. Fora o último, ele tende a fazer blockbusters e favoritos nostálgicos. Eles são filmes que imploram para não serem levados a sério e Johnson é impecável em atender a essas demandas. Ele está completamente comprometido nos filmes Velozes e Furiosos, mas sempre com uma piscadela e um aceno de cabeça. É uma habilidade difícil de conseguir e ele merece crédito. É o encontro perfeito entre estrela e produto: Dwayne Johnson é perfeito para os filmes que escolhe e os filmes são exatamente o tipo de histórias que o público quer vê-lo fazendo.

Na era da franquia, o conceito da estrela da lista A tem menos significado do que nunca. Já não é necessário ter grandes nomes listados no topo do seu filme para que ele possa ganhar dinheiro nas bilheterias. O nome de Chris Hemsworth, por exemplo, carrega influência por causa de Thor, mas não pode ajudá-lo a tornar No Coração do Mar um sucesso. Agora, é tudo sobre a propriedade intelectual em si. O poder das estrelas ainda pode ser importante e é de valor decrescente no cinema de grande orçamento. Há apenas algumas exceções a essa regra, pelo menos no que diz respeito às bilheterias domésticas: Melissa McCarthy pode segurar um filme baseado apenas em seu nome, mas ela não costuma fazer 9 dígitos de dinheiro. Dwayne Johnson tem e ele tem o poder de trazer as notas brutas.

O próximo lançamento de Johnson será Skyscraper (outro blockbuster de ação), uma adaptação cinematográfica do famoso brinquedo Jungle Cruise da Disney e ele também está escalado para interpretar Adão Negro no Universo Estendido DC, trazendo seu poder de estrela para outra grande franquia. Todos soam como projetos arriscados – um filme original de grande orçamento, uma história baseada em um passeio de parque temático, um pequeno personagem de quadrinhos com o qual o público não está familiarizado – mas sob a orientação de Johnson, eles parecem ser apostas seguras. Johnson agora é capaz de conduzir projetos para o sucesso apenas pela força de seu nome, porque o público não consegue se cansar do que ele tem a oferecer. O sucesso de Rampage pode surpreender alguns, mas consolida o que muitos de nós já sabemos há muito tempo: Dwayne Johnson pode tornar tudo e qualquer coisa um sucesso. Ele é, simplesmente, uma estrela.