Greve dos Roteiristas | Todas as produções impactadas pela paralização

Divulgação

Um dos assuntos mais comentados das últimas semanas é a greve do sindicato dos roteiristas de cinema e televisão de Hollywood, o Writers Guild of America (WGA). Como consequência, diversas produções tiveram suas gravações paralizadas e atrasadas, com boatos de anúncios de cancelamentos chegando a todo tempo.

De acordo com os roteiristas, negociações salariais da categoria com os principais conglomerados de entretenimento estariam entre os principais motivos. O grupo também questiona as remunerações sem ajustes diante da inflação, temporadas mais curtas de séries de televisão e a falta de pagamento por ganhos residuais. A greve dos roteiristas também ganhou força após alguns pedirem pela regulamentação do uso de Inteligência Artificial.

Divulgação/The Hollywood Reporter

O WGA também aponta o medo de que o trabalho dos profissionais do setor se torne “uma profissão freelancer”, o que explicaria porque temos tantos roteiristas trabalhando em mais de uma produção. Os grandes conglomerados envolvidos são a Apple, a Netflix, a Amazon, a Disney, a Warner Bros. Discovery, a Sony, a Paramount e a NBC Universal.

Confira abaixo quais produções sofreram o impacto da greve dos roteiristas, seja com uma interrupção ou apenas a manutenção da obra:

Cobra Kai: a produção do último ano foi interrompida;
Abbott Elementary: a quantidade dos episódios pode sofrer alteração;
Yellowjackets: ainda sem grandes novidades;
Good Omens: Neil Gaiman declarou apoio a greve dos roteiristas;
House of the Dragon: o roteiro da segunda temporada já foi concluído, mas possíveis alterações podem vir a acontecer;
Big Mouth: a produção também aderiu à greve dos roteiristas, mas não sabemos as consequências;
O Senhor dos Anéis – Os Anéis de Poder: os showrunners J.D. Payne e Patrick McKay aderiram a greve dos roteiristas e não continuarão até um acordo justo. Por isso, produtores executivos não-escritores e os diretores ficarão responsáveis por supervisionar as filmagen;
Grey’s Anatomy: a produção dos novos episódios pode atrasar e durar menos;
Hacks: a 3ª temporada foi interrompida, segundo o Deadline
Stranger Things: Os Irmãos Duffer anunciaram que as filmagens da temporada final serão adiadas até que a greve se encerre;
Andor: o showrunner da série interrompeu os trabalhos na segunda temporada e ainda não se sabe como sua ausência afetará a produção como um todo;
The Last of Us: O impacto da paralisação foi um pouco mais sério na produção de Pedro Pascal e Bella Ramsey. Até mesmo os testes de elenco da segunda temporada foram afetados, uma vez que os roteiristas precisariam escrever as falas. Existe a possibilidade dos atores lerem falas do jogo The Last of Us Parte II como solução, mas por enquanto, os testes estam suspensos. A expectativa é de que os episódios comecem a ser gravados no início de 2024.
Blade: A Marvel paralisou a pré-produção de Blade, que se tornou o primeiro filme afetado pela greve dos roteiristas;
Alguns programas de auditório, como o Last Week Tonight with John Oliver, The Late Show with Stephen Colbert, Jimmy Kimmel Live, The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e Late Night with Seth Meyers não vão entrar ao vivo em respeito à paralisação. O Saturday Night Live, que teria Pete Davidson apresentando, foi cancelado.
Drew Barrymore deixará o cargo de apresentadora do MTV Movie Awards 2023 em solidariedade a greve dos roteiristas.

Divulgação

A medida que novidades sobre a greve dos roteiristas forem divulgados, manteremos a lista atualizada, bem como nossas redes sociais.