Friends inspirou a moda na década de 90 Friends inspirou a moda na década de 90

Friends | Série abriu a era mais fashionista dos últimos tempos

Divulgação

Entre os tantos legados de Friends, o universo de inspiração fashionista com certeza é um deles. Tudo bem que a moda se recicla, antes dos anos 90 era assim, mas não podemos negar o grande marco de tendências de estilos que cada um dos personagens deu aos amantes da moda em cada temporada da série.

Entre as personagens mais influentes, às mulheres, ao dar ênfase a Rachel (Jennifer Aniston), Monica (Courtney Cox) e Phoebe (Lisa Kudrow). Cada uma delas, dentro da própria proposta, tornou-se uma inspiração.

Juntos, os estilos de Rachel, Monica e Phoebe não apenas marcaram uma era, mas também continuam a influenciar a moda até hoje. Seja pelo minimalismo sofisticado de Rachel, pela elegância prática de Monica ou pelo espírito livre de Phoebe, “Friends” oferece uma cápsula do tempo da moda dos anos 90 que ainda ressoa com muitos fãs da moda contemporânea.

Rachel

Divulgação

Com um estilo despojado, usava e abusava das sobreposições. Com referências ao universo grunge, com muito xadrez e também jeans, sem dúvida foi uma das personagens mais copiadas da série. Ela também ousava com vestidos longos ou curtos, inclusive investindo em uma peça por de baixo das alças do vestido (o que é um hit atual das fashionistas). Outro marco importante da personagem eram seus cortes de cabelo, o famoso “The Rachel”, dos longos aos mais curtos, quase sempre repicados, nos anos 90 toda garota levava uma revistinha ao salão de beleza para copiar um de seus cortes (ou todos).

Rachel, trabalhando inicialmente como garçonete e posteriormente mergulhando no mundo da moda em marcas como Ralph Lauren, refletia um estilo sofisticado e acessível que muitos admiravam e procuravam emular.

Monica em Friends

Divulgação

Monica Geller também foi referência, mas um pouco mais casual. Os macacões jeans ganharam um reforço com suas propostas, mas também investia em looks confortáveis e camisas e até polos mais esportivas. Algumas temporadas tiraram dela vestidos que modelavam bem o corpo, com cabelos escuros, inspirou muitas jovens (e ainda inspira), quem gosta de ser, por vezes, básica com muito conforto sem perder a elegância. Monica também sabia como adicionar um toque de sofisticação ao seu visual, especialmente em eventos formais.

Phoebe

Divulgação

Phoebe sempre foi a de visual mais extrovertido e, com a pegada “hippie”, trouxe muitas botas, franjas e florais para sua composição de figurino. A tendência bohô ganhou um quê a mais com sua alegria e também ousadia de viver, inclusive, quando demonstrava um lado mais romântico da vida. As sandálias de plataforma (ou atuais papetes), ganharam forças nas vitrines e costumam seguir em evidência principalmente no guarda-roupa das jovens que amam ser mais criativas e com uma vibe livre e bastante expressiva no visual.

De forma geral, todas elas inspiraram muitas outras personagens de filmes e séries pelo mundo. O universo da moda também não foi o mesmo, já que a legião de fãs copiava e muito cada nova proposta que as queridinhas apareciam na série.

Os episódios de Friends estão disponíveis no Max.