Game of Thrones | Análise das visões de Bran no episódio Blood Of My Blood

Um dos fatos mais interessantes do episódio Blood of my blood foram as visões de Bran. O novo Corvo recebeu um conteúdo bem grande de informações do passado, presente e, possivelmente, futuro de Westeros. As visões passaram bem rapidamente e, para melhor entendermos, vamos olhar separadamente, ainda que seja uma análise rasa, dá para compreender um pouco mais de tudo que o Stark viu.

FOGOVIVO

Muitos flashes da visão mostram o fogovivo – aquele material altamente inflamável que Tyrion usou na Batalha da Água Negra contra Stannis, na segunda temporada – inclusive, conseguimos ver piromantes e uns alquimistas separando e manipulando fogovivo.

Sobre os piromantes, o que sabemos até aqui é que na época de Aerys Targaryen (rei antes de Robert Baratheon), ele reuniu seus piromantes e planejou destruir Porto Real caso os rebeldes se saíssem vitoriosos. Milhares de frascos de fogovivo foram colocados nas passagens subterrâneas de Porto Real.

Depois da Batalha do Tridente, onde Robert derrotou Rhaegar Targaryen (herdeiro do trono), Aerys pediu para que Rossart, chefe dos alquimistas e então Mão do Rei, executasse o plano, para impedir o sucesso de Robert Baratheon. Mas, Rossart foi morto por Jaime Lannister durante o saque de Porto Real, assim, ele não conseguiu destruir a cidade.

A questão é que, nas visões de Bran, os subsolos da cidade estão explodindo por causa do fogovivo. E sabemos que, até aqui, isso não aconteceu, o que nos deixa sem saber o que Bran está vendo, o futuro? Uma possibilidade de passado?

Não sabemos qual a relação do Rei Louco com Bran e quão importante para a guerra que está por vir seriam essas “dicas” que Aerys passa nas visões. O fogovivo seria a chave contra os Caminhantes Brancos?

A MORTE DO REI LOUCO

Aerys, o Rei Louco, está gritando BURN THEM ALL ( “queime a todos”). O que sabemos é que ele grita essa frase pedindo para que seu arquimeistre Rossart queimasse a cidade, mas Jaime resolve isso matando o arquimeistre. Após isso, Jaime mata o rei, quando estão sozinhos na sala do trono, ainda podemos ver o Lannister sentado no Trono de Ferro, como Ned o encontrou após a vitória da Rebelião de Robert.

A seguir, vemos Ned perguntando por sua irmã aos cavaleiros da Guarda Real (Gerold Hightower e Arthur Dayne). A cena é seguida com uma suposta imagem de Lyanna Stark em sua “cama de sangue”. Pode não ser isso, mas tudo leva a crer que sim.

A DESGRAÇA DOS STARKS, CAMINHANTES BRANCOS E DRAGÕES

Agora, uma sequência com cenas que já vimos na série, Bran jogado da torre por Jaime, a morte de Ned Stark, as mortes de Catelyn e Robb no Casamento Vermelho, algumas passagens com corvos, uma dragão, talvez Drogon, voando. O exército dos Caminhantes, os mortos sendo transformados, o bebê sendo transformado, Daenerys dando luz a seus dragões, Jon lutando contra os outros e o encontro de Bran com o Rei da Noite.

O importante a se pensar é que nós, telespectadores, já vivemos todos esses traumas, mas Bran é levado a viver isso tudo de uma vez, em especial as mortes de seus pais e irmão. Muita informação!

PRESENTE

Ao mesmo tempo que está tendo visões do passado, Bran consegue ver o que está acontecendo no momento e enxerga os outros se aproximando. Talvez em um indício de que o Stark começa a aprender a usar seus poderes.

BRAN VÊ O FUTURO?

Ao que parece, vemos a sombra de um dragão sobrevoando Porto Real… Será que Bran já viu a chegada de Daenerys para conquistar o Trono de Ferro? Aposto que sim!

Com informações do Game of Thrones Br