Crítica | Transbordando romance, Aliados diverge dos clássicos filmes sobre Segunda Guerra Mundial

Sempre que Hollywood lança mais um filme sobre Segunda Guerra Mundial, vem aquele sentimento de que será apenas mais um. Muito ja foi abordado sobre o tema, então encontrar algo original se torna cada vez mais raro. Robert Zemeckis, porém, resolveu tentar a sorte. E conseguiu não apenas agradar, mas também surpreender a quem assistiu seu mais novo filme.

Uma história envolvendo espionagem, paixão, confiança, amor e traição, é o que representa Aliados, produção de Zemeckis (diretor de filmes como a franquia De Volta para o Futuro e os filmes Náufrago e ForrestGump – O Contador de Histórias).

A história traz um clima de Sr. e Sra. Smith dos anos 40, onde o casal protagonista é vivido por Brad Pitt e Marion Cotillard, dois espiões escalados para uma missão em Casablanca, no Marrocos. Apesar de todos os motivos desfavoráveis, Max Vatan e Marianne Beausejour se apaixonam em meio a guerra e ao caos. Provando que o amor pode superar qualquer coisa, eles se casam, têm uma filha e resolvem viver uma vida calma e normal no interior.

O público é levado pela história por meio de uma ótima trilha sonora, criando os momentos de tensão e drama na hora certa. Além disso, o figurino típico da época somado a belos cenários, acrescentam a toda a trama o clima necessário para entreter o espectador. Nem muito longo e nem curto, o filme dura o suficiente para não nos deixar piscar até os créditos começarem a surgir nas telas.

Tudo ia bem para Max e Marianne, até uma suspeita conexão entre ela e os alemães surgir nos arquivos ingleses. Cego pelo amor, ele primeiramente desacredita, mas logo se vê consumido pela dúvida e resolve investigar. É a partir daí que o filme adquire um ritmo frenético, e todo o romantismo desaparece. Max utiliza todos os recursos disponíveis para descobrir a verdade, antes da confirmação pelo exército, que resultaria em execução.

A genialidade de Zemeckis leva o público a investigar junto com Max, nos surpreendendo a cada revelação e sofrendo com ele a cada descoberta. O mais importante do filme, porém, não está no desfecho, no decorrer e muito menos no início dele, mas sim na mensagem que ele nos oferece.Até que ponto a política, a economia, o poder e a ganância são mais importantes do que a construção de uma família, de um lar ou de apenas um relacionamento ?

Sem a menor dúvida, Aliados é daqueles filmes que vemos, revemos, indicamos e assistimos novamente com os amigos sempre que der. Sem grandes produções e efeitos, prova que desde que o roteiro seja coerente, denso e bem trabalhado, e que seus protagonistas exerçam seu melhor potencial, uma grande produção é feita e o sucesso é garantido. Para os fãs de drama, espionagem, suspense e ação, é um prato cheio e prazeroso de se assistir.

  • Excelente
5

Resumo

Aliados é daqueles filmes que vemos, revemos, indicamos e assistimos novamente com os amigos sempre que der. Sem grandes produções e efeitos, prova que desde que o roteiro seja coerente, denso e bem trabalhado, e que seus protagonistas exerçam seu melhor potencial, uma grande produção é feita e o sucesso é garantido. Para os fãs de drama, espionagem, suspense e ação, é um prato cheio e prazeroso de se assistir.