What If…? | Análise – Episódio 05 What If…? | Análise – Episódio 05

What If…? | Análise – Episódio 05

Divulgação/Disney+

O fenômeno zumbi invadiu todas as mídias da cultura pop, e a Marvel não ficaria de fora dessa. O episódio 5 de What If…? traz os mortos vivos pela primeira vez ao MCU, sendo o episódio mais adulto da série até aqui. A história tem como fonte de inspiração a HQ Zumbis Marvel, escrita por Robert Kirkman, de The Walking Dead.

What If…? | Análise – Episódio 05
Divulgação/Disney+

Fico imaginando como o Disney+ deixou passar esse episódio, que mais se encaixaria no Star+, o serviço voltado para o público adulto. Mas, eis que o episódio conseguiu balancear, misturando os elementos que já conhecemos do MCU, e inserindo uma história mais assustadora.

O episódio 5 de What If…? tem como pano de fundo o filme Vingadores: Guerra Infinita. Na história, Bruce Banner chega à Terra avisando sobre a ameaça de Thanos, mas o que ele encontra são versões zumbi de Doutor Estranho, Homem de Ferro e Wong. A origem do vírus que destruiu os Vingadores vem de um filme subestimado pelo público, Homem-Formiga e a Vespa. Na busca de resgatar Janet van Dyne, Hope acaba trazendo do reino quântico um vírus mortal que transformou a mãe em morta viva.

Restou uma equipe de poucos sobreviventes que buscam achar uma cura: Homem-Aranha, Soldado Invernal, Vespa, Okoye, Sharon Carter, Happy Hogan e Kurt, o amigo de Scott Lang vivido por David Dastmalchian (O Esquadrão Suicida) nos dois filmes do Homem-Formiga.

O episódio se desenvolve mostrando os heróis fora da zona de conforto, e precisando sobreviver. Um leve ferimento significa a sentença de morte. Homem-Aranha ganha muito destaque por aqui. Primeiro, por saber muito sobre a cultura pop, criando um tutorial de como sobreviver no apocalipse zumbi. A cena é divertida e lembra deveras Zumbilândia.

Com o clássico humor da Marvel, o episódio brinca com vários clichês, mas reserva espaço para o drama. Existe um desânimo em muitos dos personagens, e Hope e Peter proporcionam o melhor diálogo até agora da série sobre sorrir nos momentos mais escuros.


Leia mais: What If…? | Análise – Episódio 01

                  What If…? | Análise – Episódio 02

                 What If…? | Análise – Episódio 03

                                                     What If…? | Análise – Episódio 04


O episódio 5 de What If…? conseguiu manter um bom ritmo, mantendo a expectativa sobre um novo gênero chegando no MCU, reservando espaço para uma avassaladora surpresa no final. O melhor episódio da série até o momento.

Com nove episódios para a primeira temporada, What If…? está sendo exibido toda quarta-feira no Disney+.