What If…? | Análise – Episódio 04 What If…? | Análise – Episódio 04

What If…? | Análise – Episódio 04

Divulgação/Disney+

What If…? chega ao seu quarto episódio, o mais audacioso até agora. Protagonizado por Doutor Estranho, o capítulo desta quarta-feira mostra o que podemos esperar do Multiverso da Loucura, a esperada sequência live-action do Mago Supremo nas telonas.

What If…? | Análise – Episódio 04
Divulgação/Disney+

Assim como nos episódios anteriores, a trama tem como pano fundo um filme solo, mostrando uma versão alternativa da história que conhecemos no MCU. Nesta realidade, o acidente automobilístico que o neurocirurgião Stephen Strange sofre não limita suas mãos, mas tira a vida da sua amada Doutora Christine Palmer, a personagem vivida por Rachel McAdams nos cinemas.

A partir daí, Stephen Strange recorre às artes místicas para encontrar uma forma de reverter a morte de Christine, mas sem muito sucesso. Ele se torna o Doutor Estranho, mas com o peso de não conseguir trazer o amor de sua vida de volta.

E aí vamos para a grande virada do episódio quando Doutor Estranho toma posse do Olho de Agamotto, a joia do tempo, e decide voltar para o dia do acidente que selou a vida de Christine. Ele é alertado pela Anciã que a morte de Christine é um ponto absoluto na criação desse universo. Ou seja, sua morte não pode ser desfeita.

Não satisfeito, essa versão do Doutor Estranho quebra todas as regras da magia e vai ao encontro de Cagliostro e O-Bengh, magos da antiguidade. Existe uma biblioteca mágica que reserva segredos suficientes para trazer alguém de volta à vida. Mas, com consequências.

O episódio de What If…? é mais um avanço sobre o multiverso, que vem sendo trabalhado desde WandaVision. Vale lembrar o importante diálogo entre Anciã e Bruce Banner no filme Vingadores: Ultimato, quando ela explica a linha do tempo. A discussão vem novamente à tona no episódio de hoje, confirmando que Fase 4 do MCU terá muitos conceitos aprofundados sobre paradoxos, aberrações temporais e realidades alternativas.

Por fim, o episódio desta quarta-feira de What If…? reverbera que algumas regras do universo precisam ficar intactas. O Doutor Estranho condenou sua existência e a do universo por não saber lidar com o luto.

O capítulo reserva muitas surpresas, a principal delas, a interferência do Vigia pela primeira vez no MCU. Algo que deverá ser mencionado em um futuro próximo.


Leia mais: What If…? | Análise – Episódio 01

                 What If…? | Análise – Episódio 02

                What If…? | Análise – Episódio 03


Com nove episódios para a primeira temporada, What If…? está sendo exibido toda quarta-feira no Disney+.