O terceiro episódio de What If…? se aprofundou ainda mais na Fase 1 da Marvel Studios. Mais precisamente na criação dos Vingadores, uma ideia de Nick Fury na Iniciativa apresentada para Tony Stark nos créditos de Homem de Ferro (2008). Contudo, nem toda a ideia tem seu objetivo alcançado.
O episódio de 3 What If…? é situada nas vésperas da formação dos Vingadores em 2012. Porém, antes que Homem de Ferro, Thor, Hulk, Gavião Arqueiro, Viúva Negra e Capitão América formasse a primeira equipe dos heróis mais poderosos da Terra, uma série de misteriosos assassinatos começam a acontecer, colocando Nick Fury e a Viúva Negra em uma investigação sobre quem matou parte da equipe.
Foi o episódio mais sério da temporada até agora, já que vimos Homem de Ferro, Thor, Hulk e Gavião Arqueiro morrerem de forma abrupta. A narrativa faz uma nostálgica viagem pela Fase 1, relembrando momentos importantes de Homem de Ferro 2, Thor e O Incrível Hulk, aquele filme esquecido do Gigante Esmeralda, na época vivido por Edward Norton. Por ser um episódio investigativo, ela possui um ritmo lento podendo causar desconforto para quem esperava mais ação, já que os Vingadores são o cerne da história.
O roteiro aproveita o passado sombrio de Viúva Negra para levantar suspeita que Natasha possa ser a assassina já que as mortes ocorrem de forma furtiva. Contudo, What If…? surpreende o público com a revelação de um assassino improvável, mas que nesse universo se encaixaria.
O episódio de 3 What If…? foi o mais seguro, focando apenas nas observações do Vigia em relatar caminhos diferentes da linha narrativa que conhecemos do MCU. Mais um capítulo que atiça o imaginário do público sobre as infinitas possibilidades desse universo rico de histórias a serem contadas. Mas de uma forma diferente.
Leia mais: What If…? | Análise – Episódio 01
What If…? | Análise – Episódio 02
Com nove episódios para a primeira temporada, What If…? está sendo exibido toda quarta-feira no Disney+.