Sweet Tooth - Primeira Temporada | Crítica | Sweet Tooth - Primeira Temporada | Crítica |

Sweet Tooth – Primeira Temporada | Crítica |

Divulgação/Netflix

Depois do desastre O Legado Júpiter, a imagem da Netflix estava meio suja em relação à adaptações de conceituadas histórias em quadrinhos. Sweet Tooth, série inspirada na HQ de Jeff Lemire para a DC, fará valer a assinatura do serviço por mais alguns anos. Desenvolvido antes da pandemia, a série parece fazer uma crítica construtiva sobre tudo que está passando no mundo.

Sweet Tooth - Primeira Temporada | Crítica |
Divulgação/Netflix

É sobre um vírus devastador que leva as pessoas a desconfiarem umas das outras, se esconderem, permitirem que seu medo conduza suas decisões e, por fim, formar laços inesperados. É sobre isolamento e tristeza. Apesar de temas que podem ser gatilhos para algumas pessoas, Sweet Tooth busca trazer uma mensagem sobre esperança. E na figura do ingênuo Gus, a série se torna uma narrativa que mistura fantasia, drama e um pouco de política. Embora as histórias de Jeff Lemire sejam mais diretas e com mensagens apocalípticas, a série produzida por Jim Mickle (We Are What We Are) e com Beth Schwartz é um pouco mais amena.

Com produção executiva de Susan Downey e Robert Downey Jr., a trama acompanha um vírus global chamado de Flagelo, que destrói a humanidade como a conhecemos, ao mesmo tempo que traz o próximo passo na evolução humana – o misterioso surgimento de híbridos: bebês nascidos parte humanos, parte animais. Sem saber se os híbridos são a causa ou o resultado do vírus, muitos humanos os temem e caçam. Após uma década vivendo com segurança em sua casa isolada na floresta com o seu pai (Will Forte), Gus (Christian Convery), um menino-cervo acolhido, inesperadamente faz amizade com um viajante solitário chamado Tommy Jepperd, o Grandão (Nonso Anozie). Juntos, eles partem em uma aventura extraordinária pelas ruínas da América em busca de respostas: sobre as origens de Gus, o passado do Grandão e o verdadeiro significado de um lar. Mas sua história é cheia de aliados e inimigos inesperados, e Gus logo aprende que o mundo exuberante e perigoso além da floresta é mais complexo do que ele imaginava.

Os oito episódios da temporada são bem distribuídos e divididos em três arcos. A principal é a jornada de Tommy, Gus e Ursa (Stefania LaVie Owen), uma jovem que acredita que os híbridos são uma forma positiva de evolução e tenta protegê-los. Enquanto isso, a série aborda a jornada do Dr. Aditya Singh (Adeel Akhtar) e uma cura potencial para a pandemia, além da pressão em saber que sua esposa Rani (Aliza Vellani) está contaminada. O terceiro episódio é o mais sombrio da série quando é revelado o que acontece quando alguém começa a apresentar os sintomas do Flagelo. O terceiro e último arco é focado em Aimee (Dania Ramirez), que administra um espaço seguro para os híbridos, mesmo pondo em risco sua própria segurança.

É inevitável as comparações entre Sweet Tooth e o atual cenário mundial, criando uma atmosfera deveras extremista, expondo o lado mais cruel e frio do ser humano. Jim Mickle deixa a narrativa mais fluida e não exagera nos temas abordados. Ao seu favor, ele conta com ótimas performances do seu elenco. Nonso Anozie desempenha uma performance notável, mostrando um homem amargurado que cria uma carcaça de durão para esconder a sua fragilidade. Sua real face vem à tona quando cruza o caminho de Gus. A relação entre os dois rendem os melhores momentos da série. Christian Convery está apaixonante no papel de Gus. Ele carrega a ingenuidade, a energia, a esperança de um garoto em meio a tanta crueldade.

A arte é notável com uma ótima trilha sonora excelente de Jeff Grace. A fotografia abraça o mundo natural com tons verdes suaves e brancos. Um lindo espetáculo.

Existem algumas diferenças em relação ao material original de Jeff Lemire. Dr. Aditya Singh (Adeel Akhtar) e Wendy (Naledi Murray) ganham um maior espaço na série, que condiz muito com o contexto da narrativa. E há personagens novos – Aimee (Dania Ramirez) e Ursa (Stefania LaVie Owen), a última sendo uma agradável surpresa. O vilão General Abbot (Neil Sandilands), incrivelmente semelhante ao Doutor Robotnik de Sonic, figura como uma ameaça desde o início da série. Mas todas as cenas são meio caricatas, com o potencial pouco explorado do personagem.

Apesar do histórico instável nas adaptações de obras em quadrinhos, a Netflix entregou a sua melhor releitura com Sweet Tooth. Uma série sobre conexões pessoais para nos inspirar e trazer um pouco de luz onde existe mais a escuridão. Uma história deveras atual e ainda atemporal em sua estrutura, estilo e emoção.

5

EXCELENTE

Apesar do histórico instável nas adaptações de obras em quadrinhos, a Netflix entregou a sua melhor releitura com Sweet Tooth. Uma série sobre conexões pessoais para nos inspirar e trazer um pouco de luz onde existe mais a escuridão. Uma história deveras atual e ainda atemporal em sua estrutura, estilo e emoção.