Loki | Chegada de Sylvie no 1º episódio é mais importante do que parece

Divulgação

O primeiro episódio de Loki chegou para fã nenhum colocar defeito. Começando de onde a primeira temporada nos deixou, o seriado traz de volta todo o seu elenco protagonista, com direito a Loki e Sylvie se encontrando já nos primeiros momentos do capítulo. E por mais que a personagem de Sophia Di Martino apareça pouco, há muito mais do que a série deixa transparecer.

Sylvie se transporta para 1982, entra em um McDonalds (perfeitamente reconstruído a partir dos designs do início dos anos 1980, incluindo a bizarra árvore de desenho animado), fala com o jovem gerente e pede um de tudo do cardápio. Ninguém sabe como ela paga por todos aqueles hambúrgueres, batatas fritas e nuggets, mas como os trailers revelaram o fato de Sylvie acabar trabalhando no mesmo McDonalds, talvez ela seja obrigada a ficar por lá para pagar as contas.

Divulgação

Mas afinal, por que?

A pergunta que a maioria terá ao assistir a cena pós créditos do episódio 1 da 2ª temporada de Loki é por que McDonalds e por que 1982. Para a primeira resposta, você deve considerar a trágica história de origem de Sylvie. Como ela revela no episódio Lamentis de Loki, a TVA tentou podá-la quando ela tinha cerca de dez anos de idade em termos humanos.

Ela foge e passa o resto de sua vida fugindo, o que, a julgar pela expectativa de vida dos Gigantes de Gelo (pelo menos cerca de 5.000 anos), significaria que ela provavelmente esteve fugindo por milhares de anos. 1982 não parece ter nenhum significado importante em Loki em si, mas é interessante notar que Zaniac estreou em Thor #319 em 1982.

Divulgação

Mais importante ainda, é o que o ano significa para o McDonalds que traz Sylvie a 1982, conforme revelado pelo produtor Kevin Wright em entrevista à Fast Company . O design mais colorido do McDonalds dos anos 1980, que deveria atrair as famílias, claramente funcionou para Sylvie:

“Quando ficamos na visão da personagem em Loki, essa mulher que fugiu quando criança, estava correndo no tempo, uma fugitiva ao longo do tempo, vivendo em apocalipses, nunca sendo capaz de relaxar ou desacelerar, a novidade de entrar num McDonald’s dos anos 1980 parecia atraente. Ela nunca teve a chance de viver seus anos verdadeiramente formativos, que teriam incluído prazeres simples como o equivalente asgardiano do McDonalds.

Sylvie parece atraída pelo McDonalds por conta da mesma maravilha que tornou os gigantes do fast food tão populares entre as crianças. É um prazer simples, quase ingênuo, em total contraste com a vida de luta e fuga de Sylvie. Ela também nunca conseguiu aproveitar nada, olhando constantemente por cima do ombro e tendo que se deslocar para todos os lugares para se manter à frente da TVA. Ser capaz de ir a algum lugar tão inócuo como o McDonalds e não se preocupar com o quão visível ela é em sua roupa Asgardiana, que ela visivelmente não disfarça, é uma grande indicação de que ela acredita que derrotou a TVA.”

Broxton, Oklahoma

A escolha de Sylvie pela pequena cidade de Broxton, Oklahoma, para sua nova casa pode não parecer ter qualquer significado em Loki, mas é um local importante na Marvel Comics. Nos quadrinhos, Thor compra um terreno nos arredores de Broxton (pagando com um caminhão cheio de ouro), para reconstruir Asgard após o Ragnarok.

Divulgação

Essa história, com a nova localização de Asgard fora de Broxton, foi onde Lady Loki estreou nos quadrinhos depois que o Deus da Trapaça roubou o corpo de Sif. Obviamente, no MCU, Thor e Valquíria reconstruíram Asgard na Noruega, mas com o surgimento de Broxton em Loki, algo deve estar reservado para a cidade.

Nesse caso, Norman Osborn procura invadir Asgard, sob o pretexto de uma ameaça aos Estados Unidos, mas na verdade como um meio de fortalecer o seu próprio poder. Loki desempenha um papel fundamental naquele cerco, convencendo Osborn a orquestrar uma tragédia no estádio de futebol Soldier Field, onde milhares de civis são mortos durante uma batalha entre Volstagg e vilões que trabalham para Osborn, enquanto ele e Loki assistem.

Broxton também já apareceu uma vez em uma série MCU, quando o vilão do Agente Carter, Whitney Frost, nasceu na cidade em 1911, e foi brevemente apresentado em flashbacks de sua juventude.

Loki está disponível no Disney+.