O ranking das premiações, de acordo com a audiência O ranking das premiações, de acordo com a audiência

O ranking das premiações, de acordo com a audiência

Divulgação

As grandes cerimônias de premiação têm tido uma queda de audiência nos últimos anos e algumas das transmissões bateram recordes negativos em suas últimas edições. Mas muitos ainda se encantam com o glamour do mundo do cinema, TV e música, portando várias dessas premiações seguem sendo televisionadas ou exibidas online, mais atualmente, algumas também passaram a ser exibidas pelos serviços de streaming.

Confira na lista abaixo quais são as premiações mais assistidas pelo público e os números de audiência de cada uma delas:

10. Critics Choice Awards

Segundo o Deadline, a última edição do Critics Choice Awards, que aconteceu em 14 de janeiro de 2024, teve uma audiência de 900 mil pessoas. Essa foi a 29ª edição da premiação da crítica especializada nas categorias Cinema e TV, considerada um termômetro para o Oscar.

09. SAG Awards

A edição de 2023 do Screen Actors Guild Awards teve uma audiência de 1.5 milhões de pessoas somando as transmissões via YouTube, Facebook e Twitter, segundo o Variety. Essa é a premiação realizada pelo Sindicato dos Atores dos EUA e foca em premiar as melhores atuações e elencos em cinema e TV. A próxima edição será no dia 24 de fevereiro de 2024, com transmissão pela Netflix.

08. People’s Choice Awards

De acordo com o Statista, 3.3 milhões de pessoas viram o People’s Choice Awards em 2022, apenas nos Estados Unidos. Essa é uma das poucas premiações em que o público pode votar em seus artistas favoritos.

07. BAFTA

De acordo com a BBC One, a edição de 2023 do BAFTA Film Awards foi vista por 3.8 milhões de espectadores no Reino Unido. A premiação não é transmitida no Brasil.

06. VMA

A última edição da premiação da MTV foi vista por 3.9 milhões de pessoas no mundo através da MTV, Comedy Central, Paramount Network, TVLand, Country Music Television, MTV2, Logo, Pop TV, Nickelodeon/Nick at Nite, VH1, BET, BET Her, Univision and UniMás. As informações são do Variety. O VMA é uma premiação focada em música e videoclipes.

05. Tony

A edição de 2023 do Tony Awards, que celebra o teatro, foi vista por 4.3 milhões de pessoas, de acordo com o Variety.

04. Emmy

A edição de 2022 do Emmy Awards, cerimônia que premia os melhores da TV, foi vista por 5,92 milhões de pessoas apenas nos Estados Unidos, segundo as informações do Deadline. Os números da edição de 2023, exibida em 15 de janeiro deste ano, ainda não foram divulgados.

03. Globo de Ouro

O Globo de Ouro de 2024, cuja última cerimônia aconteceu em 7 de janeiro de 2024, bateu 9.4 milhões de espectadores, de acordo com a CBS. A premiação, que abriu a temporada, escolhe os melhores do cinema e TV e já está em sua 81ª edição. Este ano, Oppenheimer fez valer seu favoritismo e levou os principais prêmios na categoria Cinema, como Melhor Diretor, Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Trilha Sonora. Já na TV, O Urso, Treta e Succession levaram os principais prêmios da noite.

02. Grammy

A maior premiação da música é também uma das mais queridas do público. A edição do ano passado do Grammy contou com mais de 13 milhões de espectadores no mundo, os números foram divulgados pelo Variety.

01. Oscar

Não tem jeito, mesmo com tantas críticas e pessoas desistindo de acompanhar a premiação, o Academy Awards, mais conhecido como Oscar, segue reinando. Segundo o Variety, a edição de 2023 foi vista por mais de 19.4 milhões de pessoas.

No dia 23 de janeiro os atores Zazie Beetz (Deadpool) e Jack Quaid (The Boys) serão os responsáveis por apresentar os indicados da 96ª edição da premiação, que acontece no dia 10 de março, tradicionalmente no Dolby Theatre, em Los Angeles. O comediante Jimmy Kimmel será o apresentador do Oscar pela quarta vez!

Ainda não foi divulgado por quais canais de TV ou serviços de streaming a cerimônia do Oscar 2024 será transmitida no Brasil.

Qual dessas premiações é a sua favorita e você segue acompanhando?