O Soldador Subaquático, de Jeff Lemire O Soldador Subaquático, de Jeff Lemire

Ler é Bom, Vai | O Soldador Subaquático, de Jeff Lemire

O Soldador Subaquático, escrito e desenhado por Jeff Lemire, é uma obra bastante pessoal. Nele o autor insere diversos elementos já comuns à sua obra, como solidão, problemas familiares e ausência de realizações. Essa obra chegou ao Brasil por um lançamento da Editora Mino.

Jeff Lemire (Gideon Falls – O Celeiro Negro, Black Hammer) é um dos autores mais celebrados na indústria hoje, seja em seu trabalho com super-heróis, seja com obras autorais e intimistas. Apresenta diversos prêmios em ambas as categorias, e O Soldador Subaquático não poderia ser diferente.

Jake é um soldador subaquático. Seu trabalho o leva a ficar grandes períodos de tempo isolado do mundo, em águas profundas. Sua esposa, Susie, está grávida e vai ganhar a criança em breve. Tudo poderia estar feliz, mas ele não consegue se sentir bem. Muito se deve ao fato dele ter uma relação conturbada com seu finado pai, Josua.

Muito da relação entre eles acaba aparecendo em flashbacks da infância de Jake. Semelhante ao efeito que ele usa em seu Gavião Arqueiro, ele busca na infância do personagem as respostas para o seu presente. Fica bem claro que o Jake de hoje idolatra e admira um pai que na realidade não era o que ele lembrava. Um homem que bebia e ausente. E que muito desta idolatria é nascida da culpa por um evento passado.

Existe também um elemento fantástico em O Soldador Subaquático. Enquanto está submerso, Jake vê coisas sem explicação e entra em contato com fatos que não deveriam acontecer. Acaba desmaiando e perdendo a noção do tempo. Quer isso seja verdade ou ilusão, fica a cargo do leitor.

O Soldador Subaquático é uma excelente história, pessoal e imaginativa. Jeff Lemire cria uma história sobre conflitos familiares, amadurecimento, auto-penitência e aceitar responsabiildades. Importante para todos lerem, e uma prova do gênio de Lemire nas histórias em quadrinhos.