Senhor Milagre, por Tom King e Mitch Gerads Senhor Milagre, por Tom King e Mitch Gerads

Ler é Bom, Vai | Senhor Milagre, por Tom King e Mitch Gerads – Volume 1

O primeiro volume de Senhor Milagre, escrito por Tom King e desenhado por Mitch Gerads demorou para chegar ao Brasil. Depois aconteceu uma polêmica enorme devido à sua distribuição, com vários leitores incapazes de adquirir uma edição e reclamando muito para a Panini Comics. Foi só depois de alguns meses que a situação normalizou. O leitor brasileiro teve que brigar para por as mãos nessa HQ.

Valeu a pena.

Senhor Milagre, da dupla criativa por O Xerife da Babilônia, é uma HQ premiada e elogiada pela crítica dos Estados Unidos. O roteiro de Tom King (Visão) combina com a arte de Mitch Gerads para criar uma história inesperada e profunda, que trata sobre temas como depressão, morte, solidão, paranoia e transtorno pós-traumático. O primeiro volume reúne as edições 1 a 6 de Mister Miracle.

Tudo começa quando Scott Free, o Senhor Milagre, decide se matar. Ele não consegue e acaba no hospital. Sua esposa, a Grande Barda, e Oberron, seu ajudante anão, estão em casa quando ele precisa de orientação. Ou é o que ele pensa, pois logo depois dele conversar com seu amigo, Barda afirma que este já morreu meses atrás.

Cedo percebemos que existe algo errado com o mundo, ou com o Senhor Milagre. Existem estranhas distorções na realidade. Algumas coisas são diferentes do que sempre foram, como a cor dos olhos da Grande Barda. E uma frase que fica martelando o tempo todo:

“Darkseid é”

Recomeça a guerra entre Nova Gênese e Apokilips, já que Darkseid finalmente conseguiu a Equação Anti-Vida, o que permite a ele controlar as pessoas do mundo. O Pai Celestial, pai do Senhor Milagre, é uma das primeiras baixas, com seu outro filho, Orion, tomando o trono e se tornando um tirano, abusando do poder.

Outros personagens clássicos da mitologia do Quarto Mundo, como G. Gordon Godfrey, Funky Flashman, Vovó Bondade, Metron e outros deuses aparecem, em versões um pouco diferentes do que imaginamos.

Ainda assim é uma história bastante diferente do que imaginamos, bastante sensível e humana. Vemos o casal Senhor Milagre e Grande Barda em sua intimidade, discutindo sobre o trânsito, fazendo amor, assistindo TV. Vemos a situação levar a melhor em relação a Scott, que fica impassível aos atos horríveis que acontecem ao seu redor. E temos uma grande surpresa no final do primeiro volume.

Obrigatório para todos os fãs de quadrinhos.

Quem é o Senhor Milagre

O Senhor Milagre foi criado em 1971 por Jack Kirby, quando ele saiu da Marvel Comics para a DC Comics. Lá, criou personagens como OMAC, Etrigan e outros, mas sua grande obra foi o Quarto Mundo.

No Quarto Mundo ele criou uma mitologia de seres alienígenas super poderosos, os Novos Deuses. Nova Gênese, governada pelo Pai Celestial, e Apokolips, governada por Darkseid. Seus respectivos filhos, Senhor Milagre e Orion, foram trocados para selar um pacto de paz.

Nas edições das revistas Jimmy Olsen Superman’s Pal, Mister Miracle, New Gods e Forever People acompanhamos o desenrolar dessa saga de proporções épicas que, infelizmente, nunca foi concluída pelo autor. Ainda assim entraram para a mitologia da DC Comics os personagens como os acima, mais diversos coadjuvantes. Darkseid se tornou, com o tempo, talvez o principal vilão da editora.