A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore - Consequências Naturais A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore - Consequências Naturais

Ler é Bom, Vai | A Saga do Monstro do Pântano, por Alan Moore – Consequências Naturais

O Monstro do Pântano vai ao resgate de Abigail Cable em Gotham City. Essa é a premissa de “Consequências naturais“, publicada originalmente em The Saga of the Swamp Thing #52, de setembro de 1986. O roteiro é de Alan Moore, com arte de Rick Veitch e Alfredo Alcala.

Após os eventos de “O fim“, o Monstro do Pântano volta para casa para descobrir que Abby precisou fugir. Ela é procurada por ter um relacionamento com ele, algo que é considerado um crime. Em “Em casa” ela fugiu da Lousiana para Gotham City. O problema é que foi presa lá também.

Enfurecido, ele viaja pelo Verde até Gotham, até encontrar outra mente lá. É Jason Woodrue, o Homem Florônico, que apareceu em “Lição de anatomia” e foi o primeiro vilão da fase do Alan Moore no personagem. Ainda assim o encontro não tem muita importância, exceto para mostrar outros personagens do Asilo Arkham na história.

Ressurgem também os velhos inimigos da IDD, que caçam o Monstro do Pântano e decidem fazer uma armadilha para ele em Gotham. Foram eles que fizeram o ataque a ele em “Pontas soltas“.

O legado de “Consequências naturais”

Essa escolha de levar a história para Gotham só pode significar uma coisa: já nos anos 1980 o Batman mandava na DC Comics. O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, já havia sido lançado. “A piada mortal“, obra de Alan Moore com o personagem, ainda não. Talvez ele quisesse brincar com o personagem, vai saber.

Batman não é o único personagem famoso da DC Comics que faz ponta nesta edição. Lex Luthor também dá as caras, trabalhando para a IDD. Monstro do Pântano começa a entrar no mainstream da editora.

Por quanto tempo será?

Próxima edição: O jardim das delícias terrenas

Guia de leitura