Ler é Bom, Vai! O Último Duelo, de Eric Jager Ler é Bom, Vai! O Último Duelo, de Eric Jager

Ler é Bom, Vai! O Último Duelo, de Eric Jager

Divulgação/Intrínseca

O Último Duelo, livro de Eric Jager, é baseado em uma história real datada do século XIV durante a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra. Lançado no Brasil pela editora Intínseca, é uma história pesada só que necessária.

Ler é Bom, Vai! O Último Duelo, de Eric Jager
Divulgação/Intrínseca

Eric Jager usou documentos oficiais de tudo que foi discutido na época. O que faltou de informação, ele decidiu imaginar como seria e, foi eficiente, já que seria muito difícil que algumas decisões fossem diferentes no livro.

A história é centrada em três personagens. Jean de Carrouges, um cavaleiro normando recém-chegado das batalhas na Escócia, volta para casa e se depara a esposa, Marguerite, acusando o escudeiro Jacques Le Gris ― um velho amigo e companheiro de corte do cavaleiro de estupro. Sem saída após Carrouges fazer um apelo formal, o tribunal decreta a realização de um julgamento por combate, o que também coloca o destino de Marguerite à prova. Se seu marido perder o duelo, ela será sentenciada à morte por falso testemunho.

Eric Jager constrói uma narrativa intensa e fluida. Ele explora com eficiência a figura da mulher nos anos 1300. Marguerite foi massacrada por ser mulher e sua denúncia jamais foi levada a sério pelos responsáveis. Ainda existe uma desculpa esfarrapada por ela pertencer à uma família que traiu o Rei.

O Último Duelo é uma leitura intensa e com um desfecho impactante. A história deu origem a adaptação homônima de Ridley Scott para o cinema, estrelada por Jodie Comer, Ben Affleck, Matt Damon e Adam Driver. Confira a nossa crítica do filme aqui.

Porém, vale o aviso: O livro e filme contém gatilhos de violência contra a mulher.


Leia mais: Ler é Bom, Vai! Antropoceno: Notas Sobre A Vida Na Terra


Adquira o livro O Último Duelo com o nosso link da Amazon e ajude o site.