Antropoceno: Notas Sobre A Vida Na Terra é o primeiro livro de não-ficção de John Green, autor dos sucessos A Culpa é das Estrelas, Tartarugas Até Lá Embaixo). Lançado pela editora Intrínseca, o livro é inspirado no podcast de sucesso The Anthropocene Reviewed, onde o autor expõe seus pensamentos sobre coisas aleatórias, como games, futebol, comida, etc.
O termo Antropoceno não é utilizado por acaso. O termo surgiu da geologia, onde os seres humanos remodelaram o planeta e sua biodiversidade de maneira profunda, para o bem e para o mal. Daí o autor John Green expõe sua visão e abre seu coração para o leitor. Ele narra momentos importantes da sua infância, adolescência, e o quanto isso influenciou para sua carreira.
Há passagens muitos divertidas, que nos remetem que o universo conspira a nossa favor. John Green é muito hábil em contar histórias, mas aqui surpreende por ele contar momentos importantes da sua vida.
O que mais agrada na leitura de Antropoceno: Notas Sobre A Vida Na Terra é no autor narrando sua relação com coisas que pega o leitor de surpresa, como no capítulo que ele narra sua relação com o futebol, mas precisamente com o goleiro Dudek, campeão europeu com o Liverpool em 2005. Parece um assunto sem sentido, mas logo o leitor fica preso em sua narrativa.
Antropoceno: Notas Sobre A Vida Na Terra pode causar estranheza nos leitores mais ávidos de John Green, que esperavam um novo romance de ficção. Mas, esse livro comprova que assuntos aleatórios nas mãos de um grande autor sempre proporcionam incríveis histórias.