O Último Duelo | Crítica | O Último Duelo | Crítica |

O Último Duelo | Crítica |

Divulgação/20th Century Studios

O novo filme da 20th Century Studios, O Último Duelo, estreia nesta quinta-feira (14/10), nos cinemas de todo o Brasil. E resumindo a produção em uma palavra, eu diria: surpreendente. O longa é baseado nos acontecimentos reais descritos no livro The Last Duel: A True Story of Crime, Scandal, and Trial by Combat in Medieval France, do autor Eric Jager. Divido em três partes, o enredo gira em torno de Marguerite de Carrouges (Jodie Comer), que foi abusada sexualmente pelo melhor amigo do seu marido, o Jacques Le Gris (Adam Driver).

O Último Duelo | Crítica |
Divulgação/20th Century Studios

Com um cenário do século XIV, na França, o foco central da trama desperta revolta com os absurdos que são apresentados. Como o filme é divido em três capítulos, todos eles apresentam versões dos personagens e a sua verdade. Porém, em todas elas, a Marguerite é estuprada e precisa se defender praticamente sozinha. Após o seu testemunho e levando esse caso à Igreja, o seu esposo Jean de Carrouges (Matt Damon) e Jacques Le Gris, precisam lutar até à morte em um último duelo. Além da batalha, a vítima pode ser condenada à fogueira por injúria e falso testemunho, caso Le Gris vença. É importante destacar a força de Marguerite ao denunciar o abuso. Sob ameaças do melhor amigo de Jean, Marguerite decide não se calar, tendo a sua versão questionada pelo seu marido, pela sua sogra, Nicole de Buchard (Harriet Walter), pela sua melhor amiga e todos que vivem na região.

Não só precisando lutar com a sua narração, Carrouges acaba ficando grávida de Jacques. Com isso, a esposa precisou encarar, também, à Igreja, que tem seu posicionamento em relação a sua versão e a gestação. A autoridade – que era Igreja na época – dizia que não existia gravidez no estupro, que isso era pura ciência. Marguerite também foi questionada se sentiu prazer durante o abuso, o que causou revoltas no público – e a mim. Não acho que essa história ganhou um final feliz, mas a vítima conseguiu encontrar paz, mesmo adquirindo um trauma. Com a batalha definida pela Igreja, Jean de Carrouges vence Jacques Le Gris e se torna o centro das atenções, fazendo com que todos ignorassem a presença de Marguerite. No fim, após a morte do seu marido em uma batalha depois de alguns meses do último duelo, a vítima opta por não se casar mais e vive em função da liberdade e dos cuidados com o seu filho.

Com direção de Ridley Scott, conhecido por dirigir grandes filmes do cinema como “Gladiador”, “Prometheus” e “Blade Runner: O Caçador de Androides”, O Último Duelo é uma produção fantástica com brutalidade. Com uma fotografia impecável e um cenário com toque de Scott, o longa conta com atuações espetaculares de Jodie Comer (Killing Eve), Matt Damon (Perdido em Marte), Adam Driver (Star Wars), Ben Affleck (Garota Exemplar), Harriet Walter (The Crown) e Alex Lawther (O Jogo da Imitação) que emocionam e que criam receios. Porém, vale o aviso: O filme contém gatilhos de violência contra a mulher.

  • ÓTIMO
4

ÓTIMO

Com uma fotografia impecável e um cenário com toque de Scott, o longa conta com atuações espetaculares de Jodie Comer (Killing Eve), Matt Damon (Perdido em Marte), Adam Driver (Star Wars), Ben Affleck (Garota Exemplar), Harriet Walter (The Crown) e Alex Lawther (O Jogo da Imitação) que emocionam e que criam receios. Porém, vale o aviso: O filme contém gatilhos de violência contra a mulher.