Homem-Aranha 99 Problemas Homem-Aranha 99 Problemas

Ler é Bom, Vai | Marvel Knights: Homem-Aranha 99 Problemas

A típica história do Homem-Aranha envolve ele vencer um ou mais oponentes extremamente poderosos e em alguma situação adversa, como um inocente em perigo. É basicamente isso que acontece em Homem-Aranha 99 Problemas, texto que inicia a segunda série de Marvel Knights, com roteiro de Matt Kindt e desenho de Marco Rudy, lançado pela Panini Comics. Só que numa versão ainda mais exagerada disso.

Atraído para uma mansão abandona, Homem-Aranha 99 Problemas começa com nosso herói preso em uma armadilha pelo vilão Arcade. Para salvar inocentes presos por bombas, ele vai ter que enfrentar 99 inimigos. Para tornar a situação ainda pior, ele foi drogado e está com o Sentido de Aranha (um sexto-sentido que o avisa do perigo) descontrolado. Arcade avisa que existe alguém tramando nas sombras, e só jogando o jogo proposto o Aranha será capaz de vencê-lo e salvar as pessoas.

Esse é o início de uma história em cinco partes, publicada na revista Marvel Knight do personagem. Homem-Aranha 99 Problemas tem uma história competente, ainda que simplória, onde o herói luta contra diversos oponentes, quase como os antigos jogos beat ‘em up dos fliperamas dos anos 1980. É a arte de Marco Rudy, bastante inovativa e que remete à psicodelia em alguns momentos, que é o grande charme da história.

Exemplo da arte de Marco Rudy

Enquanto o Homem-Aranha luta contra praticamente toda sua galeria de vilões, eles praticamente nem aparecem. Vilões como Venom e Duende Verde aparecem por poucos quadros, quase sem falas. Um dos poucos que se destacam é Kraven, cujo texto remete algumas vezes para A Última Caçada de Kraven, clássico do personagem. E o personagem misterioso é bem óbvio, desde o início.

A linha de quadrinhos Marvel Knight foi criada para contar histórias mais maduras dos heróis. Não é esse o caso aqui. A história em nenhum momento se torna mais madura ou adulta. Existe sim um subtexto sobre superação e persistência, mas de uma maneira que qualquer criança pode entender.

Não é um clássico ou uma HQ marcante, mas Homem-Aranha 99 Problemas é uma divertida história com o Cabeça de Teia.