Ler é Bom, Vai! Lendários, o primeiro capítulo de Tracy Deonn

Divulgação

Antes de começar a falar sobre um dos melhores livros que li em 2023, preciso agradecer a Editora Intrínseca por ter me apresentado à história. Lendários é o primeiro volume de uma trilogia, cujo segundo livro também já foi publicado no Brasil; e embora não tenhamos notícias do terceiro, certamente algo esplêndido virá por aí.

É provável que você não faça ideia sobre o que Lendários nos conta apenas por olhar a capa. Eu fui pega de surpresa e preciso dizer que foi uma das melhores que já tive quando falamos de livros. Dois dias foi o tempo que precisei para devorar o primeiro volume da saga de Tracy Deonn, uma obra literária fascinante que mergulha o leitor em um universo mágico repleto de mitologia, poderes sobrenaturais e uma dose generosa de questões sociais contemporâneas.

Lendários

A história de Deonn entrelaça mitos antigos com a realidade moderna, criando uma atmosfera única e cheia de suspense. Acredite se quiser, estamos diante um livro cuja principal temática é a história do Rei Arthur e da Távola Redonda. Diferente do que muitos autores criaram ao longo dos anos, Deonn não tenta contar uma nova versão das lendas, mas as usa para moldar a trama principal de seu enredo.

Divulgação

A protagonista da trama é Bree Matthews, uma adolescente repleta de tristeza e traumas em seu passado. Bree perdeu a mãe há pouco tempo e embora todos acreditem na versão contada pela polícia, ela sabe que há algo mais ali. Quando Bree é convidada a participar de um programa acadêmico exclusivo, ela ganha a oportunidade de estudar na mesma faculdade que sua mãe. O que Bree não imaginava, porém, era que estava prestes a mergulhar em uma das lendas mais antigas da literatura.

Mitos antigos ganham vida, labaredas coloridas começam a circular e demônios literalmente pulam de portal em portal rumo ao mundo em que vivemos. Bree queria encontrar seu lugar de pertencimento, mas acaba se deparando com uma guerra entre linhagens que já dura mais de cem anos. É claro que ela não está sozinha e a autora não nos deixa na mão com seus personagens coadjuvantes, igualmente bem desenvolvidos e interessantes.

O livro

Tracy Deonn usou a mesma fórmula de sucesso que Rick Riordan usou para criar o magnífico universo de Percy Jackson, uma mistura entre mitologia e a atualidade. Ao invés de Deuses gregos, porém, descobrimos que a Távola Redonda, bem como Arthur, Guinevere, Lancelott e muito mais. Enquanto cria seu mundo fantástico, contudo, ela encontra espaço para abordar questões pertinentes, como racismo, opressão e empoderamento feminino.

Divulgação

Em Lendários, Deonn usa o passado de Bree e sua relação com a magia para explorar essas questões, trazendo à tona discussões relevantes sobre identidade, história e justiça social. Essa abordagem dá ao livro uma profundidade emocional e um significado mais amplo, além de uma nova história de ficção com uma protagonista adolescente.

A Linhagem é a lei.

Lendários consegue reunir ficção, mitologia, magia e sociedades secretas em uma única trama. Assim que a autora nos apresenta a Ordem, ficamos ansiosos para descobrir ainda mais sobre um grupo tão poderoso e tão antigo. A escrita leve e precisa nos deixa presos em cada página, sem aquela sensação de pular um capítulo ou outro para chegarmos ao final. Aqui, cada detalhe importa e é fundamental para o que virá a seguir.

Um destaque para a relação entre Bree e Selwyn, um vilão cuja história pode ser tão interessante quanto a da protagonista. Cada diálogo é complexo e cheio de tensão, e acompanhar o crescimento desses personagens ao longo da história é uma experiência gratificante. Ao lado de Nick, Sel e Bree são uma espécie de triângulo amoroso que se confunde com amizade e ódio em diversos momentos, principalmente entre Bree o Mago-Real.

Tracy Deonn (Divulgação/Capricho)

Em resumo, Tracy Deonn trouxe em Lendários uma história original e bem executada, com ganchos para uma continuação de igual valor. É impossível para de ler depois que você começa e até a última página você vai desejar ter a habilidade de mergulhar nas páginas e se juntar a Bree, Nick e toda a Távola Redonda.