Como proteger sua empresa contra ataques cibernéticos Como proteger sua empresa contra ataques cibernéticos

Como proteger sua empresa contra ataques cibernéticos

Divulgação/Pixabay

Nos últimos meses, tem havido grande foco no setor de segurança virtual. Com o aumento dos ataques cibernéticos, as empresas em todo mundo entenderam a importância de ter uma rede robusta e resiliente que seja protegida contra criminosos virtuais.

Mas não são apenas as grandes empresas ou organizações que são alvos de ataques. Os cibercriminosos também costumam ter como alvo as pequenas empresas. De acordo com a Compare The Market, as pequenas empresas são responsáveis ​​por 43% de todos os alvos de crimes cibernéticos.

Com um foco tão expressivo na segurança cibernética no momento, não é surpresa que muitos proprietários de empresas estejam procurando diferentes maneiras de melhorar a segurança de sua rede para se proteger de ataques maliciosos.

Conheça as medidas mais importantes de segurança para seus negócios

Quais medidas essenciais de segurança cibernética você deve implementar para proteger seus negócios? Tem-se discutido muito sobre ataques cibernéticos e segurança cibernética nas notícias recentemente.

Mas como você protege sua própria empresa contra ameaças cibernéticas? Veja a seguir 8 dicas de especialistas para fortificar a segurança cibernética do seu empreendimento.

1. Faça backup dos dados

Esta é uma das coisas mais simples e importantes que você pode fazer. Certifique-se de fazer backup de todos os seus dados regularmente em um local seguro. Dessa forma, se o pior acontecer e sua rede for afetada por um ataque, seus dados não serão perdidos.

Existem duas maneiras de fazer backup de dados: em uma unidade física (como um SSD/HDD portátil ou um dispositivo USB) ou por meio de uma solução de armazenamento em nuvem.

2. Use a autenticação em duas etapas

Você sabe quando precisa entrar em um site seguro e, depois de inserir sua senha, ainda precisa inserir um código especial que é enviado para seu celular ou e-mail?

Isso é a autenticação em duas etapas e é uma maneira fácil de proteger ainda mais sua rede de hackers.

O benefício da autenticação em duas etapas é que o sistema de autenticação torna mais difícil para os hackers se passarem por um usuário e obter acesso a um dispositivo ou rede: mesmo que consigam acessar sua senha, eles também precisarão acessar seu e-mail ou telefone celular para obter além da segunda camada de defesa.

3. Gerenciar suas senhas

Pode ser difícil controlar todas as suas senhas, então pode ser tentador usar a mesma senha repetidamente. A má notícia é que se um hacker obtiver os detalhes de login de uma de suas contas, isso significa que ele também tem acesso a todas as suas outras contas!

Certifique-se de criar uma senha que seja difícil de quebrar. Usar a palavra “senha” para sua senha é apenas pedir problemas.

Isso também se encaixa no ponto mencionado acima. Se você tiver a autenticação em duas etapas, sua segurança será gravemente enfraquecida se um hacker tiver acesso ao seu e-mail porque você usou a mesma senha.

4. Proteja seus dispositivos e software

Invista em algum software de segurança de alta qualidade que possa proteger seus dispositivos contra malwares e vírus e mantenha seu software atualizado.

Lembre-se também de ativar o filtro de spam em seu computador, o que pode ajudar a bloquear spam indesejado e e-mails de phishing.

5. Criptografar dados importantes

A criptografia de dados minimiza o risco de serem roubados, destruídos ou adulterados. Ao enviar ou armazenar dados importantes, certifique-se de criptografá-los primeiro para reduzir o risco. Verifique como ocultar IP usando software VPN, as redes virtuais privadas são ótimas soluções para criptografar seu tráfego online de forma simples e barata.

6. Crie políticas para sua equipe

Você deve criar uma política de segurança cibernética para sua equipe para garantir que eles entendam suas responsabilidades.

Você também deve criar uma política de mídia social que descreva o que pode e o que não pode ser compartilhado online por seus funcionários.

7. Certifique-se de que sua equipe seja totalmente treinada

Isso é muito importante, porque você está adicionando um elemento humano à mistura. Certifique-se de que sua equipe seja totalmente treinada para identificar malware e golpes antes de abrir um e-mail potencialmente perigoso.

Eles também podem transferir um vírus de seu computador residencial para o de trabalho se estiverem usando um pendrive ou dispositivo semelhante para compartilhar informações.

8. Proteja as informações de seus clientes

É extremamente importante que você proteja as informações pessoais dos seus clientes.

As consequências de não proteger seus dados, e de deixá-los vulneráveis ​​a ataques cibernéticos, é que suas informações pessoais podem ser roubadas e a reputação de sua empresa é gravemente danificada.

Se seus clientes usam seu site para fazer compras online e fazer pedidos, certifique-se de que você está fornecendo a eles um ambiente online seguro onde suas informações estão protegidas.