31º Festival MixBrasil 31º Festival MixBrasil

31º Festival MixBrasil I Conheça a programação do festival

O Festival MixBrasil chega a sua 31ª edição com o tema A gente nunca foi tão Mix, celebrando as diferentes identidades de gênero, orientações sexuais, bem como formatos e linguagens que compõem a programação. De 9 a 19 de novembro, o público poderá conferir espetáculos teatrais transmídia originários de Taiwan, França e Brasil, 119 filmes de 35 países e de 13 estados brasileiros, experiências XR com a temática queer vindas da EUA, Finlândia, Chile, França, Brasil, Alemanha e Portugal, literatura, performances sobre temas relevantes para comunidade LGBT+ e o tradicional Show do Gongo, com Marisa Orth.

Mas não para por aí: o maior festival LGBT+ da América Latina traz ainda o MixGames, uma seleção de novos games que celebram a diversidade e a inclusão, o Crescendo com a diversidade, destinado para o público infantil, além de homenagear com o prêmio Ícone Mix a atriz, roteirista, dramaturga, diretora e ativista pela representatividade trans no teatro e no cinema, Renata Carvalho. Totalmente gratuito, o evento acontece em 7 espaços de São Paulo e parte da sua programação também estará online para todo o Brasil.

O 31º MixBrasil abre no dia 8 de novembro para convidados com o brasileiro, inédito na capital paulista, Levante, primeiro longa de Lillah Halla – eleito o melhor filme das Seções Paralelas pela Federação Internacional dos Críticos em Cannes -, e com a première nacional da performance teatral francesa O Futuro, considerada uma exposição em movimento que traz a mensagem humana queer do ritual Shibari e é uma ode à necessidade de desaceleração do nosso mundo.

Com a proposta de unir arte e tecnologia, o maior festival LGBT+ da América Latina traz espetáculos e performances multimídia inéditos no Brasil. A programação internacional de cinema do Festival exibirá títulos de diretores e atores consagrados que fizeram parte da Seleção Oficial dos Festivais de Berlim, Veneza, Cannes e San Sebastian – a maioria inéditos no Brasil. Também contará com uma seleção de filmes nacionais que reúne produções premiadas dentro e fora do Brasil com temas marcados pelas investigações das afetividades e desafios cotidianos da população LGBT+.

O 31º Festival Mix Brasil também contará com workshops, aulas magnas e instalações de experiências XR de realidades estendidas com temáticas LGBT+. O festival ocupa seis espaços culturais de São Paulo: Cinesesc, Centro Cultural São Paulo (sala Paulo Emílio), Spcine Olido, MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Teatro Sérgio Cardoso, Museu da Língua Portuguesa e o IMS – Instituto Moreira Salles. Mas o público de outros estados do Brasil não ficará de fora. A programação online estreia a partir de 9 de novembro e poderá ser assistida gratuitamente pelas plataformas do Sesc Digital, Spcine Play e Itaú Cultural Play.

Toda a programação do 31º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade poderá ser conferida no site mixbrasil.org.br