Por que não temos Super-Heróis ajudando a Marinha?

Divulgação

Os super-heróis da Marvel e da DC Comics são muitas vezes veteranos militares da aeronáutica e do exército, mas um dos ramos centrais das forças armadas está ausente agora nos cinemas: a Marinha dos Estados Unidos. Escritores de ambas as empresas têm frequentemente colocado seus maiores heróis nas forças armadas para mostrar sua determinação, tenacidade e coragem sob fogo, como já vimos com Capitã Marvel, Batman e Capitão América. Com tantos personagens de quadrinhos no Exército e na Força Aérea, isto naturalmente levanta a questão: por que não há super-heróis na Marinha?

Embora a Idade de Ouro dos quadrinhos tenha começado com a estreia do Super-Homem em 1938, o gênero dos super-heróis tornou-se verdadeiramente popular no auge da Segunda Guerra Mundial. Surgiu uma série de heróis patrióticos, principalmente o Capitão América, cuja história de origem se centrou em torno do soro do super-soldado. Isso lhe permitiu entrar para o Exército dos Estados Unidos e como vimos em Falcão e o Soldado Invernal, a tática parece que ainda vem sendo usada.

Divulgação

Nos anos 60 e 70, mais super-heróis seguiram os passos do Capitão América: O Lanterna Verde e o Justiceiro eram Marines dos Estados Unidos, enquanto o Máquina de Combate, o Capitão Marvel e o Falcão eram todos membros ativos da Força Aérea. Nenhum grande super-herói da Marvel ou DC jamais serviu na Marinha dos Estados Unidos – e o raciocínio é, em última análise, trágico.

Os personagens do Exército, da Marinha e da Força Aérea podem marchar/voar em direção a uma nova área e se encontrar em lugares perigosos, talvez até mesmo atrás das linhas inimigas. Embora um personagem na Marinha pudesse tecnicamente experimentar a mesma situação, eles estariam limitados ao mar.  Um ponto desconhecido no oceano não é lá algo muito diferente do que qualquer outro ponto, e como os quadrinhos são principalmente um meio visual, há simplesmente muitas maneiras de um artista desenhar um vasto corpo de água.

Divulgação

A grande maioria dos marinheiros em navios militares desempenha suas funções abaixo do convés; mesmo em navios modernos e porta-aviões fantasticamente grandes, um marinheiro pode – literalmente – trabalhar durante dias ou mesmo semanas sem ver o sol. A situação acima não impede, porém, que super-heróis sejam veteranos da Marinha; talvez suas experiências em navios o ajudem em sua carreira pós-militar como um potencial Vingador, membro da Liga da Justiça, etc.

Com tantos heróis da Marvel e da DC no Exército e na Força Aérea, é estranho que a Marinha esteja sem heróis de quadrinhos para chamar de seus próprios heróis. Entretanto, com o atual afluxo de novos personagens em quadrinhos, talvez seja apenas uma questão de tempo.