Cultura pop na era digital: dos videogames aos eventos Cultura pop na era digital: dos videogames aos eventos

Cultura pop na era digital: dos videogames aos eventos

Divulgação

Cultura pop na era digital: dos videogames aos eventos

A cultura pop é uma tendência mundial e que chega no Brasil. A procura por conteúdos desse tipo faz com que elementos populares integrem vários mercados, constando de filmes, de videogames, de jogos de azar, da literatura e de muitos outros produtos culturais e de entretenimento.

A digitalização da cultura pop é também um fenômeno a que estamos assistindo. À medida que a interseção entre o mundo virtual e a cultura pop acontece, os entusiastas deste tipo de conteúdos se entusiasmam com as ofertas de cassino online, onde existem cada vez mais jogos – como os caça-níqueis – onde as temáticas buscam referência aos principais títulos de jogos, seriados ou videogames que povoam o imaginário dos internautas.

Cruzando, como referimos, muitas variantes da cultura e do entretenimento, a cultura pop assume um papel cada vez mais abrangente na rotina brasileira.

Venha entender – dos videogames aos eventos – como se destaca a cultura pop.

 

As novas formas de transmissão

 

Um dos modos como a cultura pop acaba chegando aos públicos é por via dos serviços de streaming. O celular é, no Brasil, o meio mais utilizado para contatar com esse tipo de conteúdos, sendo que provedores diversos – como as conhecidas plataformas Disney+ ou Netflix, entre outras – levam filmes e seriados bem populares até aos amantes de conteúdos geek.

Além disso, a mídia social também modela um renovado interesse pela cultura pop, que é inúmeras vezes destacada em meios como o Instagram ou o Facebook, em imagens, páginas temáticas e fóruns de conversação.

No que respeita à transmissão, merece ainda destaque o papel dos influenciadores. No Brasil, inúmeros influencers promovem esses conteúdos, promovendo a cultura pop com vídeos, podcasts, imagens e textos que destacam a cultura pop e a colocam na agenda dos públicos nacionais.

 

A criação de novas comunidades

 

Parcialmente por conta da mídia social, os entusiastas da cultura pop acabam criando grupos baseados no interesse, o que faz com que encontremos fortes comunidades online.

Essas comunidades não só criam tópicos de conversação, como se dedicam à criação de conteúdos não oficiais, baseados nas temáticas mais populares, como conteúdos “fandom”,

Festas temáticas e outros eventos não oficiais são também promovidos por esses grupos.

 

Os eventos oficiais da cultura pop

 

A grande fama da cultura pop faz com que os mercados rentabilizem também o interesse que existe sobre as temáticas integradas nesse âmbito.

Além da digitalização de conteúdos tradicionais, com “fanzines”, revistas virtuais e até quadrinhos online, muitos países, incluindo o nosso, estão recebendo festivais onde se destacam conteúdos geek.

Desse modo, o que assistimos também é à realização de alguns eventos grandiosos, como as diversas Comic Con ao redor do mundo, onde palestras, festas e cosplay atraem milhões de pessoas. No Brasil, em São Paulo, se realiza a CCXP (Comic Con Experience) . Essa é a maior convenção do tipo em todo o mundo, criada usando o modelo da Comic Con de San Diego. Esse ano, o evento será em Dezembro, entre os dias 5 e 8.