Animes que fizeram história na década de 90

Criar e gerenciar um blog são maneiras viáveis de obter lucro. A internet está aí para isso mesmo, oferecer oportunidades por meio da tecnologia. 

Blogs e sites são espaços online que poderão ser mais do que meros passatempo e se tornarem trabalhos profissionais. Para isso, é necessário pensar que tais projetos são investimentos.

Falando em blogs e sites, nenhum deles seria possível sem uma boa hospedagem de site. Um exemplo é a hospedagem, que nesse caso, apresenta alguns recursos essenciais para qualquer blog crescer, como tráfego ilimitado e flexibilidade.

Além disso, blogs são versáteis, pois se você quer falar sobre esportes, assuntos não faltam. O mesmo vale para a ciência, moda, gastronomia e, inclusive, cultura pop. Tá aí, cultura pop é um tema bastante em evidência hoje em dia.

Já pensou, por exemplo, em criar um blog que fala sobre animes? Os animes estão cada vez mais populares e não é à toa que os seus personagens estampam lancheiras, capas de cadernos e ainda protagonizam blockbusters hollywoodianos.

Tá certo, a gente já sabe que anime é bom e muita gente (das mais variadas faixas etárias) gosta. No entanto, o lucro do seu blog não vai chegar da noite para o dia. 

Não adianta acreditar que uma ou duas postagens serão suficientes para aumentar a sua conta bancária de imediato. É preciso cativar leitores e a melhor, quero dizer, a única forma de fisgá-los é produzindo conteúdo de qualidade. 

No caso de um blog sobre animes, material para pautas feitas para aumentar e elevar o tráfego do seu blog nas alturas não falta. Veja mais sobre essa ideia a seguir. 

Nostalgia anos 90 – Uma volta no tempo

Há muitos fãs de anime que não sabem como era a vida na época em que não existia o Youtube. Por outro lado, há os fãs mais velhos, que acompanharam a evolução da tecnologia e hoje relembram com carinho das produções mais marcantes do gênero.

O fã da “velha guarda”, pelo menos a maioria deles, acompanhou o início da febre dos animes no Brasil, quando em 1994, a já falecida Rede Manchete mostrou, para “tapar buraco” na grade de programação, os Cavaleiros do Zodíaco.

Contudo, outros animes surfaram na onda do momento e ajudaram a consolidar entre o público brasileiro esses personagens de olhos esbugalhados, lábios finos e cabelos cheios de estilo.

A década de 90 foi o período em que a Marvel e a DC viram os seus heróis fantasiados terem que disputar espaço com personagem de outras editoras. Hellboy e Spawn são dois exemplos disso.

Nessa brecha, os animes surgiram como uma alternativa de histórias com estilo bem característico. Sendo assim, você pode resgatar alguns deles em seu blog por meio de pautas regadas a nostalgia e TV a cabo. 

Neon Genesis Evangelion

Foi um anime lançado em 1995 e tinha todos os ingredientes que tornam os animes obras cativantes: lutas, sacrifícios e personagens memoráveis. 

Se os Cavaleiros do Zodíaco era uma produção oriental que bebia nas fontes dos mitos gregos do ocidente, o Evangelion seguia um rumo parecido e tinha conceitos baseados em mitos do judaísmo e do cristianismo.

A receita unindo misticismo com robôs gigantes deu certo e hoje, para os nostálgicos de plantão, ele pode ser visto na Netflix.  

Dragon Ball

Criado em 1986 lá na terra do sol nascente, o Dragon Ball cativou o público brasileiro em meados da década de 90. 

Este é um anime tão emblemático que quando alguém fala em desenho animado japonês logo vem à cabeça do telespectador alguma cena de ação do Goku, um dos seus protagonistas.

O Dragon Ball também é um dos animes com uma das ricas mitologias mais ricas, dotado de vários diálogos e termos que conquistaram corações e mentes dos nerds da era pré-internet. 

Ghost in the Shell

Não sei se você sabe, mas o longa-metragem Matrix, lançado em 1999, ajudou a sedimentar a cultura pop do então nascente século XXI. Os conceitos sobre inteligência artificial, o cenário com alta tecnologia e os efeitos especiais tornaram essa ficção científica norte-americana icônica.

Porém, é interessante lembrar que, das várias fontes que Matrix bebeu, uma delas é do anime longa-metragem Ghost in the Shell.

O visual soturno, a distopia e o conflito entre homem e máquina desse filme foram algumas das contribuições nipônicas para o sempre atual gênero cyberpunk.

Ghost in the shell foi lançado em 1996 e, recentemente, contou com uma refilmagem live-action norte-americana. O resultado, infelizmente, não arranha nem a superfície do original.

Street Fighter II Victory

Um dos games mais populares de todos os tempos inspirou um dos piores filmes da história, lançado em 1994. 

Porém, no ano seguinte, se redimiu quando deu ao mundo um dos animes mais legais daquela década.

O roteiro tomou algumas liberdades em relação ao material original, mas isso não prejudicou em nada os episódios e as interações dos personagens. 

Chun Li, Ryu e companhia protagonizaram lutas e histórias excelentes e seguiram fielmente a história fiel do famoso jogo de luta da Capcom. 

Conclusão

A década de 90 no Brasil foi fértil no quesito “invasão japonesa na TV”, mostrando para uma geração inteira novos personagens e narrativas.

Portanto, se você tem um blog sobre cultura pop, uma boa ideia para pauta é falar sobre esses e mais alguns outros animes daquela época. A nostalgia pode te render bons lucros.